capa

Saiba o que é mito ou verdade nos tratamentos para os cabelos

Profissionais esclarecem a verdade sobre algumas das crenças e receitas mais populares da internet

publicidade

Quem nunca recorreu à internet atrás de umas dicas na hora de hidratar, ou mesmo colorir o cabelo, que atire a primeira bisnaga de tinta! Mas, a gente sabe, muita coisa propagada por aí não passa de mito - algumas, inclusive, podem até causar danos à saúde. Recorremos a alguns profisionais da beleza, que nos esclareceram algumas das mais populares receitas caseiras para cuidar dos fios e demais crenças. Vem tirar suas dúvidas!

Babosa ajuda a hidratar os fios?

A resposta é sim. A babosa é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e B6; e em minerais, como magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro. "Essa plantinha pode ser adicionada a sua rotina de cuidados capilares sem medo. Uma vez por mês você pode aproveitar e misturar com uma máscara capilar e deixar nos fios por 15 minutos", diz a hair stylist Sonia Nesi.

Essa planta ainda tem alto poder nutritivo e hidrata os fios devolvendo maciez, maleabilidade e força. "Diminui o ressecamento e também deixa os cabelos brilhantes. Além disso, ajuda na queda e quebra do cabelo”, completa a profissional.

Limão ajuda a clarear os fios?

Não e não! Sol + limão não é uma combinação saudável. "E pode danificar muito os fios. Além do limão ser ácido o que irá fazer com que seus cabelos fiquem mais ressecados", diz Sonia. Além disso, manipular limão no sol requer cuidado extra para evitar queimaduras na pele.

Cabelos brancos são apenas questão genética?

De acordo com a hair stylist e colunista do Bella Mais, Dani Herok, os cabelos brancos podem começar a nascer por conta de diferentes fatores, como uma descompensação hormonal, o uso de medicamentos mais fortes, a falta de nutrientes, ou até mesmo situações de depressão ou estresse.  "Não é só uma questão genética. Situações específicas podem fazer com que a pessoa tenha mais cabelos brancos, ou até antes do tempo", informa.

Os cabelos ficam mais bonitos na gravidez?

Sim, é verdade! Dani Herok destaca que os cabelos ficam mais bonitos e brilhantes na gravidez. "O metabolismo funciona mais rápido. A ação do estrógeno e da progesterona estão alta e fazem com que os cabelos fiquem mais hidratados", destaca a hair stylist.

Cerveja ajuda a hidratar os fios?

A resposta da hair stylist Sonia Nesi é sim. Porém, muito cuidado nessa hora! "A bebida é fonte de vitaminas e proteínas que vão ajudar na reestruturação dos fios. Porém, sem o álcool. Por isso, o ideal é deixar a cerveja aberta por algumas horas antes de fazer a aplicação", orienta.

Aplique a cerveja nos fios e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave bem o cabelo e aplique uma máscara capilar hidratante. Resultado: mais força, menos quebra, mais hidratação e brilho.

Adicionar vitamina ou anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer?

Mito - e dos antigos. "Esses métodos não fazem o cabelo crescer. Inclusive, podem até danificar os cabelos, pois esses produtos alteram a composição química do produto, podendo desestabilizar a fórmula", alerta a hairstylist Sonia Nesi.


compartilhe