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Exercícios ao ar livre: confira os cuidados para praticar com segurança

Mesmo com a pandemia, é fundamental manter uma rotina de exercícios

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Entre tantos aspectos que precisaram sofrer adaptações por conta da pandemia do coronavírus está a maneira de praticar exercícios físicos. A orientação de distanciamento social fez com que frequentar locais específicos para a prática ficasse mais difícil. Por isso, as atividades ao ar livre se tornaram uma boa alternativa. 

As opções são diversas: caminhar; correr; andar de bicicleta e/ou de patins; pular corda; fazer agachamentos, abdominais e flexões, entre outras. Segundo o professor do curso de Educação Física da Unisinos, José Anchieta, independente da prática, é preciso “compreender que é indispensável para o corpo manter uma frequente atividade física para satisfazer as necessidades orgânicas e metabólicas de movimento, gasto calórico, fortalecimento e manutenção das valências físicas básicas. Nesse sentido, fica cada vez mais evidenciada a importância das atividades físicas ao ar livre”, ressalta.

Entretanto, é importante que a prática das atividades seja feita com segurança. O momento em que vivemos exige muitas precauções, principalmente no que diz respeito a higiene. Por isso, pedimos para que o professor José apontasse quais os principais cuidados devem ser tomados ao fazer exercícios ao ar livre. Confira:

- A máscara pode parecer incômoda, mas ainda é necessária, principalmente em atividades em grupo;

- Se for correr ou caminhar, use calçado adequado para esta prática. Isso é medida de proteção;

- Escolha horários e locais com menos circulação de pessoas onde terá mais espaço para se deslocar e praticar;

- O mesmo serve com relação à temperatura na escolha da hora do dia. Muito frio ou quente demais dificulta a prática;

- Sempre é bom lembrar da necessidade da hidratação antes, durante e depois dos exercícios, principalmente os de média ou longa duração;

- Evite aglomerações quando estiver praticando;

- Atividades em grupo são saudáveis desde que se mantenha uma distância de pelo menos 2 metros entre os participantes;

- Tenha cuidado ao utilizar equipamentos à disposição em parques e praças públicas: o álcool gel agora faz parte do material de treino sempre;

- Dê prioridade a parques com grande área livre e se for usar bicicleta, procures trafegar em ciclovias e evite o trânsito pesado;

- Tome cuidado ao secar o suor do rosto durante o exercício. O ideal é ter uma toalha pequena só para isso

- Sempre procure a orientação de um profissional de Educação Física para realizar exercícios regulares.

Ainda prefere o conforto do lar, mesmo que seja para fazer atividades físicas? Aqui no Bella Mais também trouxemos dicas de exercícios para fazer em casa. O importante é cuidar da saúde e mexer o corpo!

 


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