capa

Yoga beneficia a mente e o corpo

Postura, respiração e relaxamento ajudam a atingir o bem-estar

publicidade

O yoga vai muito além de poses complicadas e de meditação. Essa atividade alia o potencial físico, através das posturas e da respiração, com o relaxamento e o autoconhecimento. Você conhece os benefícios dessa prática? Nós conversamos com uma especialista para auxiliar você a conhecer melhor essa técnica milenar.

Com origem indiana, o yoga une preceitos morais com a busca pelo bem-estar físico. Dessa forma, os benefícios chegam até potenciais de melhora psicológica e mental. Segundo a instrutora de yoga e terapeuta Ayurveda, Bruna Meletti, essa prática e suas qualidades são para todos. "Praticar yoga é sentir dentro de si uma vontade ardente de se autoconhecer, de ser dono de sua vida, de controlar suas emoções e seus pensamentos". 

Nesse sentido, Bruna considera o principal benefício da atividade os ensinamentos sobre gratidão e paciência. "Aprendemos a driblar nossa falta de paciência, nossa intolerância e nosso desespero que, muitas vezes, ofuscam nossa vontade de buscar a liberdade", ela explica. Além disso, o yoga ajuda a trazer esclarecimento, clareza, compaixão, autoamor e autoconhecimento. Por essas qualidades, a yoga tem sido associada ao tratamento de ansiedade e transtornos relacionados ao estresse. 

O domínio do corpo também fazem parte da busca por bem estar e, como consequência, também oferece benefícios no sentido físico. "Os asanas (posturas) e os pranayamas (técnicas respiratórias) ajudam a equilibrar o sistema nervoso, imunológico e endócrino. Têm efeito benéfico na pressão sanguínea, favorecem a circulação e aliviam os efeitos adversos do estresse sobre o coração. Além disso, energizam o sistema digestivo, relaxam a região abdominal, levando até ela a respiração que cura".

Como o Yoga ajuda na saúde feminina?

Na saúde feminina, essa prática pode ser aliada para lidar com momentos difíceis como a TPM e a menopausa diminuindo a ansiedade e as dores corporais. Por favorecer a circulação também é benéfica para aliviar cólicas e inchaço. "O yoga traz um resgate da integração da mulher com os mistérios da menstruação e com os ciclos divinos femininos. Conecta a mulher com as energias de Shakti, o princípio feminino da vida.", complementa Bruna. Essa também é uma atividade interessante para gestantes, mas ela aconselha que seja procurada uma prática específica para essa fase.

Para quem está começando a prática, Bruna indica levar todo o processo com paciência e entender qual é a mais adequada. Apesar dos benefícios físicos, ela explica que o yoga não pode ser limitado a isso: "Yoga não é pilates, não é educação física, não é acrobacia... o Yoga é interno; é união com o todo; é autoconhecimento".


compartilhe