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Frutas e hortaliças da estação: economia e nutrientes na sua mesa

Essa escolha também mexe no seu bolso, pois alimentos da temporada normalmente são mais baratos

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Vai ao mercado hoje? Se você quer garantir mais nutrientes e ainda economizar um pouco nas compras, uma boa alternativa é optar por frutas e hortaliças da estação.  Quando você faz essa escolha, sai na frente em uma série de benefícios para você e sua família.

Uma grande vantagem é o valor nutricional desses alimentos: algumas frutas e hortaliças se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, o que faz com que elas se desenvolvam melhor (ou seja, fiquem maiores, mais viçosas) e aproveitem melhor os nutrientes do solo. É por isso que os alimentos da estação são mais saborosos, além de poderem apresentar valor nutricional muito maior do que se forem consumidos fora de época. 

Ao optar pelas frutas e hortaliças da estação você também consome menos defensivos agrícolas, que podem ser menos usados nos alimentos produzidos em sua época de safra. Ou seja, você acessa uma alimentação ainda mais saudável e segura.

Agora chegamos ao benefício que mais tem chamado a atenção das brasileiras! Consumir hortaliças e frutas da estação também impacta no nosso bolso. Quando você vai ao mercado ou à feira, encontra mais facilmente os alimentos da estação, pois eles estão em alta produção. 

E quanto maior a disponibilidade, menor o preço. Além disso, a menor demanda por interferências químicas e humanas para seu desenvolvimento também impactam no valor final do produto.

Se você quer aproveitar todos estes benefícios, inclua as frutas e hortaliças da época no seu planejamento alimentar e garanta mais saúde e economia no seu dia a dia.

Quais são as frutas e hortaliças do inverno?

Para ajudar você a fazer melhores escolhas, preparamos uma lista de frutas e hortaliças de da estação, ou seja, que além de terem mais nutrientes serão encontradas com mais facilidade:

abóboras japonesa, paulista e a seca,

alho poró, 

couve manteiga e chinesa, 

ervilha, 

brócolis, 

berinjela, 

batata salsa, 

cará, 

mandioca, 

gengibre, 

salsão, 

tomate caqui, 

nabo, 

milho verde, 

pinhão, 

repolho verde, 

mostarda, 

abacate fortuna, 

banana nanica e prata, 

caqui, 

figo, 

kiwi, 

laranja lima, 

maçã fuji, 

mamão formosa, 

maracujá, 

pera e

bergamota. 

Lembre-se que você pode misturar os ingredientes e preparar pratos saborosos, nutritivos e um pouco mais baratos. Uma opção cheia de nutrientes e sabor para os dias frios é a sopa de mandioca com couve. Use a imaginação, pesquise receitas novas na internet e divirta-se na cozinha! 


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