capa

Operação Verão: alimentos para potencializar o bronzeado

Os carotenóides ajudam na produção de melanina para um bronze mais bonito no verão


publicidade

No verão, todos querem uma pele bronzeada e saudável. Além da proteção, uma alimentação equilibrada contribui para potencializar o bronze. Os alimentos ajudam a conseguir uma cor uniforme, além de serem ótimas adições para a sua saúde. A nutricionista Júlia Lorezon nos contou como adicionar mais desses alimentos na sua dieta e de que forma eles auxiliam na sua nutrição.

A principal indicação da nutricionista para quem quer pegar uma cor é consumir alimentos ricos em carotenóides. Nas plantas e nos animais, funcionam como pigmentos e tem sua importância na alimentação humana. Eles funcionam como antioxidantes e são precursores da Vitamina A no organismo. "Os carotenóides auxiliam na formação da proteína melanina, que garante cor aos olhos, cabelos e especialmente à pele", explica Júlia. 

Esse pigmento é associado com as cores laranja e vermelho nas plantas e está presente em vegetais e frutas como cenoura, abóboras, mamão, tomate, melancia e morango. Além disso, existem outros alimentos que não possuem essas colorações, mas também podem contribuir. "Couves e beterraba também são exemplos de alimentos fonte, mas tem os tons laranja e vermelho mascarados pela presença de outros pigmentos vegetais", ela indica. 

Para quem não costuma consumir esses alimentos, Júlia indica a inclusão deles a partir de novos formatos. "Suco de laranja com cenoura, vitamina de morango, smoothie de banana com melancia, molho de tomate e purê de abóbora são exemplos". 

Além da inclusão dos carotenóides, o consumo de outros alimentos também potencializam a saúde da sua pele. Você pode adicionar na sua dieta proteínas, para auxiliar na sustentação, e gordura ômega-3, pela ação anti inflamatória. Esses nutrientes podem ser obtidos a partir do consumo de carnes, ovos, feijão, sardinha e linhaça. E existem outras indicações: "alimentos ricos em polifenóis e vitamina E contribuem para a proteção da pele e garantem um bronzeado mais bonito e duradouro. Boas fontes são: azeite de oliva, nozes, chá verde e açaí".


compartilhe