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Dores na coluna são normais na gestação e após o parto.

Coluna requer cuidados durante a gestação e após o parto

A chegada do bebê é um momento de grande stress físico que requer medidas preventivas para evitar dores e outros problemas

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Que o corpo da mulher muda com a gravidez, todo mundo sabe. Mas muito além do crescimento da barriga, inchaço e enjoos, toda a estrutura física precisa se adaptar - e isso inclui coluna e membros, por exemplo. Por isso, antes mesmo do início da gestação é necessário se preparar. É o que orienta o fisioterapeuta Cleiton Beck. Ele dá dicas tanto para a gravidez, como para a reabilitação à forma normal e mudança de rotina após o nascimento do filho.

Beck lembra que o melhor é sempre apostar na fisioterapia preventiva, a fim de evitar problemas. Ainda mais em um momento tão especial como a gravidez. “Desde os primeiros meses de gestação o corpo da mulher já dá início a uma grande transformação. E não só o ventre, mas as articulações e músculos da cintura pélvica, que corresponde à bacia e quadril, e coluna vão sofrendo alterações fisiológicas, que nada mais são do que adaptações para o crescimento dessa região”, explica o profissional. 

Segundo o fisioterapeta, entre as possíveis consequências no corpo estão a lombocitalgia, que corresponde à dor pela compressão das raízes nervosas na região lombar, podendo evoluir para a dor em queimação do nervo ciático; e a talalgia e a fascite plantar, as famosas dores no calcanhar e pés. “O corpo é um só e ele se comunica. E com o tempo vai se sentindo o resultado de tudo isso”, ressalta.

É aí que a fisioterapia entra como grande aliada nas diferentes fases da gravidez, pois ajuda no alívio de tensões musculares excessivas, com técnicas especiais e relaxamento muscular, além da manutenção da postura e alinhamento corporal por meio, por exemplo, da quiropraxia instrumental. “O fisioterapeuta possui um arsenal de técnicas e condutas que possibilitam à gestante alívio das dores musculares e melhorias na postura”, diz. 

Contudo, lembre-se: é de extrema importância procurar um profissional de confiança que oriente a atividade adequada para cada caso.

Cuidados após o parto

Mas os cuidados com o corpo não podem parar após o nascimento do baby. Conforme Beck, nessa fase, a dor costuma se “transferir” para a parte de cima, já que as mães começam a carregar os filhos no colo. Lembra da importância de fortalecer coluna e membros? Aí está! “Imagine a situação: uma mãe que já não costuma fazer atividade física começa a carregar o bebê todos os dias. Surgem as dores nos braços, ombros, pescoço. Isso sem falar na dor por conta da posição de amamentar”, ressalta. 

Para quem é adepta do sedentarismo, um alerta: essas dores podem até mesmo resultar em contraturas musculares e tendinites severas, problemas que geralmente requerem intervenções mais agressivas por parte do fisioterapeuta. Mais uma vez, a prevenção é o melhor caminho. “Quer engravidar? Então é hora de começar a fazer atividades, criar resistência e trabalhar braços e costas. Buscar pequenas coisas desde cedo”, reiterta o profissional.

Prevenção é o caminho

Um bebê está nos planos? O fisioteraputa Cleiton Beck dá dicas para as mamães se manterem em movimento com qualidade:

1. Grávidas que já praticavam alguma atividade física antes da gestação, na maioria dos casos, não precisam abandoná-la, salvo quando há solicitação médica para o repouso;

2. Já sedentárias podem, nos meses de gestação, tentar atividades mais leves como, por exemplo, alongamento e hidroginástica, exercícios físicos de baixo impacto para tonificar os músculos e melhorar o condicionamento físico;

3. Atenção na hora do sono. O melhor é acostumar o corpo desde o início da gestação a dormir de lado, melhor posição de repouso para a coluna;

4. Esta dica não é apenas para os meses de gestação, mas para criar um hábito para a vida: cuide a postura na hora de sentar. Sua coluna agradece! :)

5. Vai alongar? Não é porque se trata de uma atividade “simples”, que não precisa de orientação. Beck indica sempre procurar profissionais especializados, como um fisioterapeuta ou educador físico;

6. Está se movimentando? Ótimo! Mas à medida em que a barriga vai crescendo, a dica de Beck é ir diminuindo o ritmo aos poucos;

7. Muitas mamães ignoram esse alerta, mas após o parto, é de extrema importância que o corpo se reabilite à forma normal depois da gravidez. Procurar um fisioterapeuta pode ajudar nessa  fase.

por Gabriela Loeblein

Gabriela Loeblein adora moda, é apaixonada pela diva Madonna e é mãe de três peludos. É jornalista e está sempre atrás de novidades em tendências e make. @gabiloeblein


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