capa

Cuidados com a saúde continuam durante a quarentena

Manter o corpo e a mente em dia também fazem parte da prevenção contra o Covid-19


publicidade

A saúde tem sido um ponto central de todas as discussões nas últimas semanas. Além da prevenção contra o coronavírus, devemos nos preocupar com como manter a saúde física e mental durante o isolamento social. Em Porto Alegre, após decreto, academias estão fechadas e consultórios de nutricionistas e psicólogos, apesar de continuarem abertos, estão tendo seu movimento reduzido devido a indicação de quarentena. 

Esses serviços são essenciais para manter uma rotina saudável durante o tempo em casa. Por isso, os profissionais dessa área estão buscando maneiras de chegar a casa das pessoas, confira algumas alternativa!

Nutrição

Apesar de não existirem suplementos ou alimentos que reduzem as chances de contágio pelo Covid-19, a nutrição ainda tem um papel essencial para manter sua imunidade em dia. Para contribuir nisso, as nutricionistas gaúchas Gisele Berardi e Michele Valenti lançaram um programa de 21 dias que conta com cardápios, lives, e-books e informações sobre higienização de alimentos, entre outras vantagens. 

Segundo Gisele Berardi, o trabalho também será focado em auxiliar a diminuir as crises de compulsão alimentar e a controlar a ansiedade durante esse período. “Vamos trabalhar com um sistema de mini metas com orientações nutricionais para imunidade, além de motivações e técnicas para reduzir a compulsão alimentar. Como estamos mais reclusos e estressados, precisamos ter cuidado para não disparar gatilhos e, por isso, criamos cardápios para ajudar no dia a dia”, explica a nutricionista. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março e o programa será iniciado no dia 30. Para saber mais, entre em contato pelos perfis do Instagram @sosnutriosoficial, @giselesberardi, @michelevalentinutri.

Atividades físicas

A plataforma Autoridade Fitness já tinha o objetivo de levar treinos, práticas de yoga, meditações e cuidado com a alimentação para as pessoas através da internet. Porém, tendo em vista a importância dos exercícios físicos para manter a saúde física e mental nesse momento, o serviço está sendo oferecido com preço reduzido (R$ 7 no primeiro mês) e um período de reembolso de um mês. 

Com opções que englobam desde yoga a treinos de alta intensidade, o objetivo dessa iniciativa é ajudar as pessoas a manterem ou incorporarem os exercícios na sua rotina. De acordo com Fernando Teitelbaum, CEO da Autoridade Fitness, nesse momento as atividades físicas são uma forma de recuperar o sentido de ritmo e cuidar de si mesmo. "O exercício te coloca em um estado de estar ativamente fazendo alguma coisa, e não passivamente vendo informações sobre o coronavírus ou olhando o Instagram. Isso a médio prazo tem um efeito muito positivo no ânimo das pessoas que transcende até os benefícios de se manter ativo e manter forma fisicamente", afirma. 

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram @autoridadefitnessoficial.

Saúde mental

Os efeitos do isolamento social na saúde mental das pessoas tem sido um dos tópicos mais comentados sobre as consequências da quarentena. Pensando nisso, um grupo de psicólogos montou o projeto Somos Redes Psi para promover a orientação psicológica através da internet. Os atendimentos acontecerão em três encontros por videochamadas a partir da inscrição de participantes.

A iniciativa voluntária tem como objetivo ajudar as pessoas de forma objetiva e pontual nas demandas de saúde mental que surgem a partir do momento atual. Segundo representantes do grupo, as consequências do COVID-19 se dão muito além da própria doença em si e do impacto na saúde pública, impactando também o cenário econômico, social e a saúde mental da população.

Para conhecer o projeto, acesse o Instagram @somosredepsi.


compartilhe