capa

Lentes de contato para os dentes: como funciona a técnica

Procedimento é alternativa para quem está insatisfeito e quer melhorar o sorriso

publicidade

Dentes desgastados, muito pequenos, amarelos ou com espaços entre um e outro? Novas técnicas da odontologia permitem deixar o sorriso mais bonito sem a necessidade de procedimentos longos ou doloridos. Veja para quem são indicadas as famosas lentes de contato e como funciona todo o processo.

A cirurgiã dentista especialista e doutora em Implantodontia Gabriela Consalter informa que a técnica é uma alternativa para quem está insatisfeito e quer melhorar o sorriso.

"Tudo começa com uma consulta de avaliação, na qual vamos conversar com o paciente e ver o que lhe incomoda. Após o exame clínico, é realizada uma sessão de fotos e vídeos. Por meio desse material fazemos o design do novo sorriso, todo baseado nas medidas do rosto e proporções faciais do paciente", explica. 

Características da personalidade do paciente também são levadas em consideração, pois cada formato de dente passa uma imagem, segundo Gabriela. "Existem formatos mais femininos e delicados, outros com traços mais fortes e mais masculinos, por exemplo", comenta a profissional.

Feito o planejamento digital, chega-se a uma maquete do novo sorriso, simulada na boca do paciente com resina acrílica. "Esse é o momento do paciente opinar e definir sobre a aprovação do novo sorriso antes mesmo de começarmos qualquer intervenção dentária", diz.

Prognóstico

Mas atenção: a técnica é contraindicada para pacientes que não apresentem saúde bucal. "Nesses casos, fazemos um preparo prévio da boca tratando cáries, gengivite e também restabelecendo uma correta mordida", destaca a dentista. Antes de realizar o procedimento também é necessário fazer um raio-x para que o profissional avalie se há algum problema a ser tratado.

A manutenção é feita por meio de consultas periódicas, além da higiene oral e do uso de uma placa de proteção para dormir. Mas e quanto à durabilidade das lentes de contato? "Muitos pacientes estão com os dentes em função há anos, mastigando sem restrições e confiando nas facetas que estão cimentadas, de forma que praticamente se esquecem de que existe na boca algo que não são dentes de verdade", comenta Gabriela.

A especialista ainda alerta sobre a vontade de alguns pacientes em colocar as lentes de contato apenas por  modismo. "Muitos poderiam ficar muito bem apenas com clareamento ou com um clareamento junto de acréscimos estratégicos de resina. Por isso, saliento a importância de uma correta indicação e análise atenta de cada caso", orienta.

por Gabriela Loeblein

Gabriela Loeblein adora moda, é apaixonada pela diva Madonna e é mãe de três peludos. É jornalista e está sempre atrás de novidades em tendências e make. @gabiloeblein


compartilhe