capa

Na praia ou na cidade: proteja-se do sol no verão

Dermatologista orienta sobre como manter a saúde da pele nesse período


publicidade

O recesso de final de ano - e as férias - está aí. E seja para quem vai curtir o descanso na praia, ou mesmo para quem vai ficar na cidade, a dica é a mesma: a proteção contra os raios solares não pode ser esquecida. O Bella Mais conversou com uma especialista atrás da maneira correta se proteger e manter a saúde da pele nesse período.

Fica na cidade? Não se esqueça dos cuidados

Vai ficar na cidade? A médica dermatologista Cristina Bergamaschi destaca que a recomendação do fator de proteção solar (FPS) depende de questões como a pele do paciente, se há exposição solar intensa, antecedentes de câncer de pele ou tendência a manchas, por exemplo. "Mas no geral, para a população saudável, um fator de proteção de pelo menos 30 é recomendável", destaca. 

Por isso, nada de pular o ritual de cuidado da pele de todo dia. "O ideal é realizar a higiene, depois aplicar o creme de tratamento (vitamina c, anti-idade, hidratante) e após tudo isso o protetor solar. A maquiagem deve vir por último", ressalta Cristina.

E não se esqueça: mesmo na cidade é preciso reaplicar o protetor solar a cada três horas. "Hoje em dia existem várias formas de FPS que facilitam a reaplicação, como em pó e spray", indica.

Vai para a praia? Evite a superexposição ao sol

Partiu litoral? Calma lá! A dermatologista, apesar de reiterar que o tipo de pele de cada pessoa sempre deve ser levado em consideração, lembra que em vista da exposição muito maior aos raios solares nesses casos, deve-se considerar um FPS mais alto, como o 60. 

O protetor solar deve ser reaplicado a cada três horas e sempre após mergulhos na água ou suor excessivo. "Também é recomendável que a exposição solar não ocorra nos horários de pico de radiação UVB, entre 11 e 16 horas", completa. E sempre de chapéu, certo?

A médica lembra que as mesmas orientações acima valem para proteção do corpo nos dias de praia. "Porém, como essas regiões não ficam tão expostas à radiação no dia a dia, pôde-se utilizar um fator mais baixo, como o 30."

E depois daquele dia de praia? Qual o cuidado com a pele? "Sempre se deve hidratar a pele após a exposição solar. O ideal é procurar algum produto que alie substâncias calmantes, como aloe vera e extrato de camomila, com substâncias reparadoras, como alfa bisabolol e pantenol", finaliza Cristina.

por Gabriela Loeblein

Gabriela Loeblein adora moda, é apaixonada pela diva Madonna e é mãe de três peludos. É jornalista e está sempre atrás de novidades em tendências e make. @gabiloeblein


compartilhe