capa

Outubro Rosa é tema do Bella Mais Talk

Evento, realizado no Restaurante Orquestra de Panelas, reuniu dezenas de mulheres para trocar experiências sobre o câncer de mama

publicidade

Trocas de experiências, histórias emocionantes de superação e o alerta de que é preciso se cuidar e estar atenta aos sinais do próprio corpo. Em meio ao Outubro Rosa, o Bella Mais Talk, realizado na noite da última terça-feira, 22, no Restaurante Orquestra de Panelas, em Porto Alegre, reuniu mulheres para chamar a atenção sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama.

Profissionais da saúde compartilharam seus conhecimentos e experiências de dia a dia no consultório. Da mesma forma,  mulheres do Projeto Camaleão, que promove a reinserção social e o reforço da autoestima de pessoas com câncer, deram depoimentos emocionantes. As conversas foram mediadas pela editora do Bella Mais Fabiane Madeira, que fez um apelo às presentes: "Não deixem o calendário e a rotina de compromissos atropelarem seus cuidados com a saúde. Precisamos ser prioridade".

A nutricionista funcional e colunista do Bella Mais Gisele Silveira Berardi destacou a relação entre a alimentação e o aparecimento do câncer. Apesar de ressaltar que não existe nada na natureza capaz de nos proteger ou acabar com a doença, lembrou que um estilo de vida mais saudável, que inclui atividade física frequente, sempre faz toda a diferença. 

"Quando falamos do câncer, temos que pensar que se trata de uma doença que começa num processo inflamatório. E o processo inflamatório, dentro de um órgão, é alimentado ou não pela nutrição que damos ao nosso corpo", alertou.

Já a médica Maria Cristina Barcellos Anselmi, que tem formação em ginecologia oncológica e mastologia, trouxe sua experiência de consultório ao dar o diagnóstico para as pacientes e ressaltou a importância de se mostrar disponível para o que elas precisarem. "O que fazer com o diagnóstico é muito mais importante do que a doença", reforçou ela, lembrando de como a situação mexe emocionalmente com a profissional e também com a mulher.

Mulheres dividem vivências

As integrantes do Projeto Camaleão Luciane Bernardes, 50 anos, e Thayana Barros, 36, por sua vez, emocionaram as presentes com seus depoimentos. "Eu ressignifiquei muitas coisas, mudei muitas coisas na minha vida profissional, fui cuidar de mim. Sempre cuidei muito do outro e pensei que era hora de olhar muito mais pra mim", contou Luciane, que também dividiu sua história com o portal Bella Mais.

Thayana, que também escreveu um relato exclusivo para o Bella Mais, lembrou mudanças de percepção que teve após enfrentar a doença. "A gente escolhe onde vai colocar a nossa energia. Se vai se estressar ou não por alguma coisa." Ela, ainda, destacou o quanto é significativa a troca de experiências sobre o assunto, a exemplo da iniciativa do Bella Mais. "Toda vez que compartilho, aprendo um pouco mais. Essa relação, essa troca com as pessoas, é algo fantástico para mim."  

"Outubro Rosa é um movimento de conscientização para que cada vez mais as mulheres se previnam. Espero que com cada ação, assim como essa, seja atingido um grupo maior", destacou Juliano Barcellos que, junto de Renan Grossi, comanda o Restaurante Orquestra de Panelas.

O evento, que teve apoio da Nutrimate e Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (ANAPPS), contou com a presença das colunistas do Bella Mais, além do jornalista Juremir Machado da Silva e de sua esposa. 


compartilhe