capa
Camila Saccomori

18 filmes para você ver com os filhos na quarentena

Canal de maternidade VamosCriar, da nossa colunista Camila Saccomori, traz sugestões para maratonar

publicidade

A essa altura do campeonato, você já sabe de cor as falas dos desenhos infantis preferidos do seu filho. Eles gostam de repetição e de histórias conhecidas. Não é à toa que um dos personagens dos saudosos Teletubbies tinha um bordão: DE NOVO! DE NOVO!

Sim, crianças adoram saber o que vai acontecer em uma historinha. Traz aconchego, traz uma sensação de segurança. Muitas mães se queixam de que é difícil fazer os filhos assistirem a coisas novas.

Aqui em casa, depois de muitos "truques", eu já descobri o que mais funciona. Simplesmente ligo a TV ou o notebook e começo a assistir sozinha, mas comentando em voz alta comigo mesma: "Uau, que demais" ou então "Que bichinho mais fofo!". Qualquer coisa para chamar a atenção. Não demora muito e já tenho minha filha do lado para acompanhar. (Mas se eu deixar, ela ainda vai querer ver os filmes de sempre).

Dito isso, tenho uma seleção de 18 filmes que talvez possam ajudar aí na sua quarentena com os pequenos em casa. Nove são animações e 9 são filmes-nostalgia, aqueles que marcaram a sua infância/adolescência. Impossível alguém com mais de 35 anos não ter assistido a pelo menos 1 deles. Fale do enredo, mostre cenas e faça a tradução da época para envolver os filhos na viagem. Será que eles conseguem supor como era ser criança sem celular e internet? Eis um grande exercício de imaginação!

DIVERTIDAMENTE - Gerenciar emoções

Filme indubitavelmente campeão para falar de sentimentos neste período tão delicado que vivemos. Importante mostrar às crianças que tá tudo bem se sentir triste às vezes... Com raiva ou com medo...⠀⠀

ABOMINÁVEL- Perdas, saudade e medo

A morte de um ente querido é um tema tão difícil de abordar! Assim como a dificuldade de lidar com o medo das perdas. O luto da personagem permeia a história e, ao longo do caminho, ela entra em contato com seus sentimentos.

PROCURANDO NEMO - Resiliência

Suportar momentos difíceis é complicado até para os adultos, mas este filme mostra aos pequenos que, quando temos um objetivo, a gente vai até o fim!

PROCURANDO DORY - Empatia

Palavrinha que anda em alta nestes tempos na teoria, mas este filme traz empatia na prática. Dory tem dificuldades e encontra no caminho personagens que a entendem, sem julgamentos, e ajudam na jornada.

VIVA! A VIDA É UMA FESTA - Amor

SIM! Um filme ambientado nas celebrações de Finados do México traz, na verdade, uma  homenagem ao amor por quem se foi, as lembranças e as memórias, mas também pelos que estão vivos.

VALENTE - Igualdade de gêneros 

A cena mais emblemática é quando a independente e forte princesa Merida está com arco e flecha para disputar sua própria mão oferecida em casamento.

TROLLS - Positividade

Os Trolls sabem celebrar a vida e valorizar a felicidade dos pequenos e grandes momentos. Eles ensinam até mesmo o mais ranzinza do grupo (e também os "vilões" da história) que é sempre melhor enxergar o copo meio cheio em vez de meio vazio!⠀

WALL-E - Senso de coletividade

A Terra repleta de lixo, abandonada pelos próprios humanos que a destruíram. Filme que fala da importância de cuidar o meio ambiente!

NEXT GEN - Bullying

É um filme de ação que não se aprofunda muito no tema, mas dá para pegar o gancho e dialogar sobre o que é bullying e quão prejudicial é esse tipo de violência (física ou psicológica).

Animações extras que ajudam a passar boas mensagens: Sing, Monstros S.A., Toy Story, Moana, Croods, Pets, Meu Malvado Favorito, Shrek, Poderoso Chefinho, Frozen, Zootopia, Big Hero...

Qual a animação que você mais curte? Qual filme você já usou para ensinar alguma mensagem por aí?

Agora, 9 filmes que bateram ponto na Sessão da Tarde e que moram em nossa memória:

  • E.T.
  • Goonies
  • Gremlins
  • Labirinto
  • História sem fim
  • Curtindo a vida adoidado
  • De volta para o futuro
  • Querida, encolhi as crianças
  • Esqueceram de mim

 Por qual você começa? Depois me conta!

por Camila Saccomori

Camila Saccomori é mãe da Pietra e jornalista especializada em Primeira Infância. Escreve conteúdos para famílias no projeto @vamoscriar. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ dicas para criação de filhos e temas contemporâneos da parentalidade.


compartilhe