capa
Dani Herok

#soscabelos: cuide dos fios no verão

Dani Herok ensina como proteger as madeixas do sol, mar e piscina

publicidade

O verão já está batendo a nossa porta e as altas temperaturas nos fazem querer uma piscininha - assim como se jogar para a praia nos finais de semana. Mas o que fazer com o sol, o mar (com aquela salinidade) e as piscinas (cheias de cloro)? Hashtag #soscabelos!

Quem nada em piscina desde o inverno já deve ter em mente o uso da touca para maior proteção, pois o cloro, apesar de ácido por si só, nem é tão perigoso assim aos fios. O que o torna tão nocivo à saúde das madeixas é a mistura dele com a água da piscina.

Quando a água entra em contato com o cabelo, a tendência é que ela seja absorvida pelas células de queratina presentes nos fios, deixando-os inchados. Isso provoca pequenas aberturas na cutícula capilar, que fica vulnerável à penetração do cloro. A abertura das escamas internas expõe os fios ao baixo pH do cloro, que os torna fracos, quebradiços, opacos e mais suscetíveis à queda.

Já para os fios não ficarem esverdeados é preciso sair da piscina e lavá-los em um chuveirinho para tirar todo o cloro. O melhor também é evitar ficar por muito tempo com o cabelo loiro dentro da piscina. Dica: deixe-o preso.

Proteção já!

Algo parecido acontece com a água do mar, pois há alta concentração de cloreto de sódio (sal de cozinha), substância que provoca abertura das cutículas, deixando os fios mais porosos. Em consequência, o cabelo fica mais propenso a perder umidade, ou seja, fica mais seco, áspero e sem brilho. O cabelo também pode sentir falta de água alcalina no seu interior. 

Siga as dicas para os dias sob o sol:

Cabelos naturais: se os fios não têm nenhum agente químico, a dica é usar protetor solar ou live in e hidratá-lo quando sentir necessidade com máscaras de hidratação profunda.

Cabelos com química: molhe o cabelo com água do chuveiro, ou leve um borrifador para deixá-lo úmido, aplique protetor solar capilar e retire assim que sair do mar ou piscina, a fim de que a salinidade e o cloro não modifiquem a cor. Há uma maior necessidade de hidratar os fios no salão, lavando primeiro com anti-resíduo para depois aplicar a máscara de hidratação profunda ou ampolas de reparação.

Ao caminhar na praia, podem ser utilizados protetores capilares, mas não se esqueça do chapéu, um importante aliado, tanto para o cabelo, quanto para o rosto... Mas do rosto falamos na próxima coluna!

Então, aproveite o sol, o mar e a piscina para se divertir com quem lhe quer bem e muita vitamina D com moderação!

por Dani Herok

Dani Herok é hair stylist e maquiadora, sempre de olho nas novidades do mundo da beleza. No Bella Mais, toda quinzena, ela traz uma tendência nova ou inspirações para você se sentir ainda mais linda. @daniherok.hairemake


compartilhe