capa
Fabiana M. Machado

E a riqueza vence...

Fabiana M. Machado questiona o que esperar do Carnaval

publicidade

Carnaval chega ao fim e mais um título é dado a uma escola de samba do Rio de Janeiro que aliou beleza à riqueza e promoveu um desfile de alto luxo na Sapucaí em 2020. E com toda essa festa, a mensagem é transmitida ano após ano: Quando se tem dinheiro, é mais fácil brilhar e ter sucesso. 

O Carnaval é uma festa que permite não apenas sonhar, mas ser e ter uma vida mais livre e fantasiosa. Usemos máscara para isso. Ser o que quiser. Ou melhor, ser alguém que não somos, ter mais poder, mais coragem e mais riqueza!

Deixamos de ser únicos e nos juntamos a uma multidão para celebrar, mostrar e desfrutar sem a preocupação do dia a dia.

Não se trata apenas de diversão e alegria, mas de sentir o gostinho de tudo que é permitido e experimentar o luxo.

Como dizia o famoso carnavalesco Joãosinho Trinta: “O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual.”

Quem dera fosse possível viver o luxo o ano todo. Mas não acontece. A euforia acaba. Hora de tirar a máscara e encarar a realidade.

Se soubéssemos o verdadeiro sentido da quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval, iríamos refletir sobre a mudança de vida. Tem um caráter religioso, claro, afinal a data segue um calendário Cristão.

Mas, na prática, a quarta-feira de cinzas é uma data de despedida com gosto de quero mais e não de reflexão. 

Independente de crença ou religião, já pensou o que quer e pode melhorar na sua vida em 2020? A riqueza pode ser um desejo, mas trabalhar por ela pode não fazer muito sentido, concorda? Seria melhor que fosse num passe de mágica, assim como é gastar e ostentar uma vida de riqueza. 

Interessante como o Carnaval ensina: somos capazes de passar noites em claro e consumir uma energia enorme na folia. Muito esforço, que muitas vezes pode não estar presente no dia a dia.

E, no final, qual será o troféu? Tanta riqueza e tanta alegria apenas para mostrar e esbanjar? E tudo acabará tão rápido…

Com riqueza ou sem riqueza, vamos começar o ano?

Quer saber mais? Acompanhe a minha coluna semanal aqui no Bella Mais. Vamos juntas nesta jornada!

por Fabiana M. Machado

Fabiana Mendonça Machado é especialista em comportamento financeiro. É casada, mãe de dois filhos, empresária e uma das fundadoras da MoneyMind. Escreva para fabiana@moneymind.com.br para contar se este texto foi útil para você. @fabiana.m.machado


compartilhe