capa
Gisele Silveira

Chás com ação diurética para enfrentar o calor

Cavalinha, abacaxi, hibisco são algumas das opções indicadas por nossa colunista, Gisele Silveira

publicidade

O calor chegou e o inchaço incomoda muitas mulheres nesta época do ano, quando as temperaturas altas começam a dar sinais de desconforto no nosso corpo. Muitas razões indicam o inchaço repentino e cada indivíduo reage de uma forma. Alguns casos podem estar ligados diretamente ao seu dia-a-dia, com o consumo de alimentos que causam inchaço ou pouca movimentação, por exemplo. Um avaliação médica mais completa é o ideal pra identificar a causa do inchaço mas, independente da causa, chás são boas alternativas para ajudar nesse problema. Eu separei algumas dicas de preparações caseiras para ajudar você a desinchar:

Chá de cavalinha

É capaz de promover uma limpeza natural no organismo e também é responsável pela expulsão do líquido que fica retido nos tecidos corporais que provocam o inchaço. Para fazer o chá, use 500 ml de água para cada duas colheres de sopa da erva.

Chá de abacaxi

Essa preparação ajuda o corpo a desinchar, diminuindo a retenção de líquidos. Além disso, o chá de abacaxi é capaz de melhorar o funcionamento do organismo, principalmente do trato digestivo. Basta ferver as cascas da fruta em um litro de água.

Chá de dente de leão

Possui diversas propriedades diuréticas e também atua protegendo o fígado contra os efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas. É preciso usar um punhado ( 1 colher de sopa) da planta seca e deixar em infusão em uma xícara de água quente por uns alguns minutos antes de coar e beber.

Chá de hibisco

Possui ação diurética, digestiva, laxativa e termogênica. Basta ferver um litro de água filtrada e colocar duas colheres (sopa) de hibisco. Em seguida, deixe a mistura em infusão por aproximadamente 15 minutos.

Chá verde

Esta erva é conhecida por ter uma ação diurética e, através dela, há diminuição do acúmulo de líquido e substâncias nocivas à saúde. Entretanto, deve ser evitado por quem tem sensibilidade a cafeína.

Dica extra: todos eles ficam deliciosos gelados. Faça e experimente!

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, infertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe