capa
Gisele Berardi

Como anda seu consumo de açúcar?

Alimento é considerado vilão e pode desencadear uma série de doenças

publicidade

O açúcar tem sido apontado como vilão em inúmeras pesquisas nos últimos anos, mas será mesmo que é para tanto? Para tirar a dúvida, resolvi descrever algumas situações para mostrar ao leitor que ele realmente pode bagunçar nosso corpo:

Envelhecimento precoce da pele e rugas

 O consumo excessivo e frequente de açúcar aumenta a liberação de radicais livres e também leva à glicação (uma reação na qual a glicose liga-se permanentemente a proteínas) do colágeno e elastina reduzindo a elasticidade. Com isso, acelera-se o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de sinais e rugas. Portanto, não adianta gastar com o creme mais caro e eficiente do mundo se você continua adoçando o café, o suco e outros alimentos no seu dia a dia.

Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é a uma das condições clínicas mais comuns dentre as disfunções endócrinas que afetam mulheres em idade reprodutiva. O açúcar esta intimamente ligado a esta situação pois aumenta a concentração de insulina na corrente sanguínea e faz com que os ovários produzam mais testosterona que o normal, gerando os sintomas da SOP ou acentuando os quadros já existentes. 

Proliferacao de Candidíase

O consumo aumentado de açúcares cria o ambiente perfeito para proliferação do fungo Candida Albicans, provocando coceiras, ardências, corrimentos vaginais e outros desconfortos.

Danos Neurológicos

As mulheres são mais propensas a danos neurológicos, como Alzheimer e depressão, mas os homens também não estão livres destas situações. Pesquisas apontam que o excesso de açúcar afeta uma enzima conhecida como MIF. O mal funcionamento de tal enzima estaria relacionado ao “ponto de virada” da doença, ou seja, ao momento em que os sintomas começam a aparecer.

Deu para perceber que não é só em uma situação determinada ou para um órgão que o açúcar faz mal. Portanto, reavalie seu consumo, afinal, a vida pode ser doce sem ser açucarada.

 

 

por Gisele S. Berardi

Gisele Silveira Berardi é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, infertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesberardi


compartilhe