capa
Gisele Silveira

Nutrição no pré-natal: o cuidado vai muito além do peso

Gisele Silveira explica que, a depender dos nutrientes que a mãe passa ao feto, algumas doenças podem ser desencadeadas

publicidade

Durante a gestação, ocorrem diversas transformações e adaptações metabólicas necessárias ao crescimento e desenvolvimento do feto e também à manutenção da saúde e composição corporal da mãe. Este período requer, no entanto, ganho de peso e estado nutricional materno adequados, por meio de ajustes de nutrientes essenciais a esta fase.

A predisposição do indivíduo a determinadas doenças envolve experiências nutricionais precoces, caraterizando o que chamamos de programação metabólica na gestação. Mas o que isso quer dizer? Quero te dizer que, de acordo com o que você oferece ou não ao feto durante a gestação, você pode ativar ou silenciar genes responsáveis por inúmeras doenças. Olha só como a responsabilidade da mãe é grande nesse processo!

Mas não se preocupem, o pai também contribui, de acordo com seu estado nutricional e metabólico na qualidade do esperma e assim consequentemente na qualidade e programação metabólica do feto. Esse evento (chamado programação metabólica) possui relação direta com o estado nutricional materno nos períodos pré-gestacional e gestacional. Dessa forma, a modulação nutricional desses fatores torna-se primordial, proporcionando proteção de mãe e filho contra situações negativas que possam surgir na saúde de ambos.

Uma simples suplementação de nutrientes como zinco, ferro e ácido fólico durante a gestação repercute na vida adulta do feto, como mostra um estudo realizado com 5000 gestantes . O grupo suplementado mostrou melhora do crescimento e redução da quantidade de gordura corporal subcutânea em crianças de 5 a 10 anos.

Aqui citei apenas um exemplo de modulação nutricional que pode auxiliar, mas os estudos demonstram a importância de vários outros nutrientes. Para isso, procure um profissional da nutrição habilitado e lembre-se que o que você faz em termos nutricionais pro seu filho durante a gestação ficará para a vida toda!

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, infertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe