capa
Laura Gluer

A cafeteria Mr. White, inspirada na série Breaking Bad, traz uma nova proposta de café

Alquimia do Café

A química do café está fazendo sucesso em Porto Alegre


publicidade

O café provoca muitas alquimias: do ponto de vista químico e humano. Essa semana, nossa coluna aborda vários desses fenômenos “químicos”. Do fenômeno da cafeteria Mr. White, na Cidade Baixa, inspirada na série Breaking Bad, que tem o professor de química Walter White como personagem principal. Da química do café com a água mineral, seja no preparo da bebida ou como acompanhamento. E da química que o café possui de aproximar as pessoas, pois o ano começou com eventos muito legais acontecendo na capital e interior.

Laboratório do Mr. White

Apaixonados pelo seriado americano Breaking Bad, o casal Bruno Faria de Souza e Maria Helena Lopes buscaram no enredo e personagens da trama a inspiração para criar o Mr White Café, na Cidade Baixa. A série retrata a vida de Walter White, um brilhante professor de química com muitos problemas pessoais e familiares e que decide produzir metanfetamina com seu ex-aluno Jesse. Na trajetória do crime, inventa muitas outras fórmulas em seu laboratório, entre elas um equipamento que faz um café especial (na 3ª temporada). Breaking Bad estreou em 2008 e teve cinco temporadas de muito sucesso, deixando uma legião de fãs.

Todos esses elementos - oriundos do universo da química - estão presentes no Mr White. Cafés servidos em vidraria química, como os copos Erlenmeyer e Becker, e várias referências à série nos ambientes da cafeteria dão um toque misterioso e muito interessante à cafeteria.

São servidos os principais métodos de café, com grãos Catucaí 44 Amarelo e orgânico Catuaí Vermelho. Um dos pontos fortes da casa é o método Cold Brew, um café extraído a frio, que, aos poucos, conquista o paladar dos gaúchos.

Água mineral: o acompanhamento perfeito para o café

A água é um insumo importante para se ter um bom café, assim como o grão com procedência confiável. A água que corre nas nossas torneiras tem cloro, calcário e até flúor em sua composição, o que pode prejudicar o sabor do café. Por isso, muitos especialistas recomendam o uso de água mineral para fazer a bebida.

Na hora de escolher a água mineral ideal para o preparo de seu café, evite as levíssimas, indicadas para a prática de esportes. Por terem essa leveza, não conseguem penetrar no pó do café de forma adequada.  Lembrando que a água não deve ferver na hora de “passar” o café para extrair todo o potencial de aroma e sabor da bebida.

Ainda sobre água mineral, muitas cafeterias costumam servir aquele copinho pequenino de água com gás, para acompanhar o café. E isso tem uma explicação: o gás carbônico “machuca” as papilas gustativas, deixando-as mais sensíveis. É como um beliscão, que faz com que você fique mais atento. Tomando um gole dessa água com gás antes, a experiência sensorial do café fica ainda mais agradável.

Agenda do Café

  • - A Cafeína Cafeteria, de Osório, promove no próximo dia 18, a partir das 17h30, um workshop sobre cafés especiais, com o barista Fernando Santana, mestre de torra e Q-grader, proprietário da Baristando Cafés Personalizados (SP) e curador da Cafeína. O investimento é R$ 25 com degustação de cafés e acompanhamentos. O ingresso pode ser adquirido na própria cafeteria (Av. Jorge Dariva, 955 – Osório) ou pelo whats (51) 980576880 com Vítor.
  •  
  • - O Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, vai sediar nos dias 19 e 29 deste mês, o projeto Roasterie. Será um exposição sensorial sobre café, que vai apresentar novas perspectivas, texturas, aromas e sabores da bebida. Em um espaço de 400 metros quadrados, o público poderá saber mais sobre a história do grão no mundo e curiosidades. Terá masterclasses e palestras gratuitas sobre o tema com baristas e especialistas em café. A entrada será gratuita.
  •  
  • - E como estamos falando de alquimia do café, não posso deixar de agradecer a noite maravilhosa que tivemos na última terça, dia 10, na Faculdade Senac, para o lançamento da Confraria do Café Combustível. Muitos parceiros expondo seus produtos e serviços, mulheres empreendedoras que contaram suas histórias à frente de cafeterias e muitas trocas cafeinadas. Já marque na sua agenda a segunda edição da nossa Confraria: 14 de abril - Dia Internacional do Café - às 19h, na Faculdade IMED. Inscrições no Sympla.
por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe