capa
Laura Gluer

Café com limão, chocolate, strudel e o que mais der vontade nestes dias frios

Laura Gluer traz uma seleção de boas ideias para encarar o frio


publicidade

Os dias frios de inverno já são naturalmente intimistas na região sul. Pedem acolhimento em família, à beira de um fogão à lenha. Nada mais acolhedor que uma boa xícara de café, principalmente agora neste período de distanciamento social e de recomendação de cuidados extremos com a bandeira vermelha em boa parte do território gaúcho. Veja algumas opções deliciosas para acompanhar seu café nos dias frios.

 

Descascando limões para um café romano

Quando a vida dá limões, o jeito é fazer uma limonada. O conhecido ditado popular esquece de dizer que dá para fazer muito mais do que isso… Com limões é possível preparar doces, limonadas e até cafés especiais. Para marcar a luta das cafeterias neste momento de tantos decretos de “abre e fecha” dos estabelecimentos, um grupo de empreendedores de Porto Alegre se uniu para realizar uma campanha, em parceria com o Café Combustível.

Até o fim do decreto de bandeira vermelha e restrição do atendimento ao público na capital gaúcha, esses pequenos negócios estarão fazendo combos promocionais de pratos e bebidas com limão para delivery e take away. Tem risoto de limão siciliano, torta de limão, café romano (com raspas de limão), limonada suíça e muitas outras delícias. A ideia é chamar a atenção para o problema do faturamento dessas empresas, que estão literalmente fazendo do “limão uma limonada”. Veja a lista dos cafés participantes.

 

Chocolate Day

O dia 7 de julho é considerado o Chocolate Day. Não se sabe ao certo a razão da data, mas registros históricos indicam que foi neste período em que ocorreu a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV – antes a delícia era consumida apenas pelos maias e astecas. No Brasil, também se comemora o Dia do Cacau, em 26 de março.

O chocolate é uma das combinações mais perfeitas para um café: seja em barra, trufas, doces ou tortas. Raspas de chocolate também dão um toque especial no chantilly de um espresso ou cappuccino. Então que tal comemorar essa data com um café com um chocolate da sua preferência?

 

O original strudel austríaco

O strudel é um doce que se originou na Austria e logo se expandiu para os demais países da Europa. Uma massa folhada muito fina e crocante envolve frutas – o recheio normalmente é maçã e passas – mas também pode ter recheios salgados e de outros sabores doces.

De família austríaca, Cristiano Karst está produzindo a receita para tele-entrega em Porto Alegre. Por enquanto, os sabores oferecidos são o tradicional de maçã e uma versão salgada com linguiça. O strudel de maçã acompanha também um chantilly com toque de amêndoa.

O doce deve ser servido levemente aquecido e também é um acompanhamento perfeito para uma xícara de café ou chá, nas tardes frias de inverno. As encomendas podem ser feitas pelo whats 51 98116-7388

 

E se você prefere chá...

Se você prefere chá ao café nestes dias frios, tenho uma dica importante: confira a marca Milady Chás e Ervas de infusão nas redes sociais. Produtores da região do Vale dos Sinos estão selecionando ervas especiais em cinco blends diferentes, cada um com uma proposta. Tem o chá Mulher (que alivia TPM, stress e cólicas), o Energizante (que prepara um excelente chai), o Bom Dia, Boa Noite e o Anjinhos (para crianças).

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe