capa
Laura Gluer

Café com livros

Laura Gluer traz as cafeterias do entorno da Feira do Livro de Porto Alegre que estão se preparando para receber os coffee lovers

publicidade

O café é muito mais do que uma bebida. Ele convida à conexão, funciona como um elixir nas conversas amigáveis e também nas mais difíceis. Quando dizemos “vamos tomar um café”, nunca é só um café. Sempre tem um diálogo e troca de ideias na sequência. Estamos na reta final do ano e este é um bom momento para marcar aquele café que está pendente há muito tempo com um possível parceiro de trabalho, ou com aquele amigo que precisamos reencontrar. O café também pode ser o companheiro ideal para a leitura de um bom livro. Entre um gole e outro da bebida, é possível refletir sobre o sentido de um texto e fazer um diálogo com os autores.

Por isso, nesta semana, destacamos alguns cafés no Centro da cidade, em torno da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, onde a partir do dia 1º de novembro ocorre a 65ª Feira do Livro.  

“Curiosidade é o que nos move” é o tema da feira este ano. Que tal exercitar essa curiosidade nos livros e também experimentando novos sabores de cafés? As cafeterias do entorno da feira já estão se preparando para receber os leitores e coffee lovers.

No entorno da Feira do Livro

Na região da Praça da Alfândega, há várias opções de espaços agradáveis para um café e para aquele momento de ler a orelha dos livros recém-comprados (além de curtir o maravilhoso cheiro de livro novo!).

Na própria praça, tem o Café da Praça da Alfândega, que recentemente passou por uma reforma em seu deck para oferecer mais conforto aos seus frequentadores. No Shopping, tem o Café Rua da Praia, com seus Lattes caprichados. Quem está pela feira, também costuma dar uma voltinha no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, onde tem um charmoso e tradicional café. No Farol Santander tem o Valkiria Café No Cofre, com cafés especiais extraídos em diferentes métodos.

Caminhando um pouco mais, pela Rua da Praia, na quadra do prédio histórico do Correio do Povo, tem o Z Take Away, junto a SZ Working, um espaço interessante para pequenas reuniões e para a leitura mais tranquila de um livro. E uma supernovidade da feira neste ano: a rede Z também estará levando seus cafés e combos especiais para a Sala de Imprensa e o Espaço do Autor da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Café com Alta Política

Já que estamos circulando pela Praça da Alfândega, vale lembrar que nesta quinta-feira, 24, ocorre a 19ª edição do Café com Alta Política, no Café do MARGS, das 8h30 às 10h30. O tema será A força do Terceiro Setor, com palestra da presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, e mediação da professora da área de Responsabilidade Social, Miriam Müller. Esse é um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de pós em Alta Política, da Faculdade Monteiro Lobato.   

Cafés, doces e travessuras

E dia 31 tem Halloween, uma festa que se populariza cada vez mais no Brasil. Alguns estabelecimentos já se preparam para divertir e oferecer cafés, doces e  travessuras. As três unidades do Charlie Brownie estarão realizando o Charlie Halloween, com doces especiais e temáticos, brincadeiras, ponche com gelo seco. O Darkside Café, na Nilo Peçanha, também estará com programação e cardápio especial de lanches e cafés. 

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe