capa
Laura Gluer

Café versátil, sempre presente

Laura Gluer traz as novidades do setor - e tem muita coisa legal acontecendo

publicidade

Nesta semana, anunciamos algumas novidades muito legais envolvendo o café. A versátil bebida está cercada de aspectos culturais, tem sua produção cada vez mais sustentável e movimenta a economia. É o que mostra o projeto da Casamundi, o debate promovido pelo Mc Donald´s em parceria com Rainforest Alliance e Gran Coffee e a expansão da marca de café to go Mais 1 para o mercado gaúcho.

E aguardem, pois nas próximas semanas tem mais cafeterias inaugurando e ampliações acontecendo em redes já conhecidas por aqui. E, claro, vamos contar tudo em primeira mão para nossos leitores coffee lovers.

Casamundi comemora sucesso do projeto de assinaturas com revista temática sobre o café

A partir de encontros, cursos e palestras, a Casamundi promove um espaço extra acadêmico para aprendizado e compartilhamento de ideias sobre cultura, turismo, gastronomia, literatura, arte e muitos outros temas. Há seis meses, foi criado o projeto 'Casamundi: eu assino esta ideia', que traz conteúdos exclusivos no formato online.

E para celebrar a consolidação deste projeto, o café foi escolhido como tema central por simbolizar a troca e o convívio estabelecido com os assinantes, docentes e parceiros ao longo do caminho. A revista desta quinzena tem como tema principal a nossa bebida favorita e conta com a participação do historiador e docente da casa Bruno Segatto, que traz uma breve história do café no Brasil e no mundo. O cafeicultor do Iêmen Mokhtar Akhanshali foi o entrevistado da jornalista Fernanda Dora, relatando sua paixão pelo café e todas as adversidades que enfrentou ao empreender nesse ramo. Ainda tem Tiago Halewicz mostrando o café como importante difusor de ideias e de cultura, as dicas do coletivo MAPA e as experiências extras que deixam a imersão completa, com sugestões de leituras, filmes, documentários, receitinhas e uma playlist de tirar o fôlego. O Café Combustível, parceiro da Casamundi, também colabora produzindo conteúdos para esta edição, que também conta com a parceria do Café do Porto e É o Benedito. 

Mc Donald´s promove debate sobre café sustentável

A franquia Arcos Dorados, que opera a marca Mc Donald´s em 20 países, realiza nesta quinta, dia 24, às 18h, um webinar sobre cafés produzidos de maneira sustentável e com responsabilidade social. O evento será realizado em parceria com Rainforest Alliance e Gran Coffee, produtora dos cafés servidos no Mc Café.

O webinar tem como objetivo reunir entusiastas e amantes da bebida para conhecer um pouco mais sobre o processo de produção de grãos certificados e quais são os requisitos para que um produto receba um selo que ateste sua responsabilidade ambiental e seus benefícios para o meio ambiente e toda a cadeia. Criada em 1987, a Rainforest Alliance é uma organização internacional sem fins lucrativos, que atua em mais de 80 países ao redor do mundo para ajudar a proteger o meio ambiente, conservar a biodiversidade e promover os direitos e o bem-estar dos trabalhadores, suas famílias e comunidades por meio de projetos e advocacy, além de possui uma das certificações agrícolas mais reconhecidas do mercado. Os produtos que usam este selo estão comprometidos a mitigar o impacto negativo da produção agrícola ao meio ambiente e fomentar melhores condições e direitos para os trabalhadores do campo. No Brasil, a Rainforest Alliance está presente nas cadeias produtivas de café, cacau, laranja e outras frutas, além de atuar como parceira em projetos de preservação da Amazônia. O webinar tem participação gratuita, com vagas limitadas. Inscreva-se!

Rede de café To Go aporta no RS

A rede curitibana Mais1 – Café está chegando ao Estado. Considerada a maior franquia de cafés “to go” do Brasil, com mais de 100 unidades espalhadas pelas cinco regiões do país, inaugurou na última semana sua primeira unidade gaúcha, em Gravataí (Rua Pref. Ary Tubbs, 569, loja 102 – Centro).  “Estamos crescendo de forma bastante audaciosa pelo território nacional, com diversas inaugurações previstas para os próximos meses, incluindo outras cidades gaúchas”, comenta Vinicius Delatorre, sócio fundador e diretor operacional da Mais1 – Café.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe