capa
Laura Gluer

Mães coffee lovers: presentes e receita para um domingo especial

Laura Gluer traz opções deliciosas para o Dia das Mães

publicidade

Que tal experimentar uma receita diferente no almoço deste Dia das Mães? Ou um presente especial para aquela mãe que não dispensa um bom café? Veja as nossas sugestões e fique em casa, se puder. O melhor presente que podemos dar é empatia.

Presente com café

Ainda dá tempo de encomendar um presente cafeinado para mães coffee lovers. São muitas as opções oferecidas pelas cafeterias e empreendedores nesta época, desde cestas para o café da manhã ou da tarde a delicadas peças artesanais. No Instagram do Café Combustível você confere uma série de opções, inclusive com descontos para quem é nosso seguidor.

Matula no Centro Histórico

A matula é uma palavra cabocla que significa merenda. Depois de várias semanas fechado, o Restaurante Quintanilha de Porto Alegre está começando um serviço de “Pegue e Leve” de matulas assinadas pelo chef Edevaldo, com opção de grelhados, acompanhamentos e mix de salada ou prato do dia. Tudo acompanhado do pudim dos deuses servido na casa, que nas terças é de café!!!

Em Gramado, conforme Decreto Municipal, o Restaurante Quintanilha abriu no último dia 01 de maio, com o mesmo serviço de buffet, de terça a domingo, porém com distanciamento entre os clientes, capacidade de 50% e álcool gel em todas as mesas. Os clientes também usam luvas e máscara descartáveis para se servir, assim como todos os funcionários da casa. “Segurança alimentar sempre foi um dos nossos valores. Os clientes podem confiar que tudo está sendo feito para garantir a experiência Quintanilha com total segurança”, afirma Edevaldo.

Filé ao molho de café

Para este Dia das Mães, nossa sugestão é um filé ao molho de café, uma criação do chef Guilherme Guzela, da Tramontina. 

Ingredientes (para 2 pessoas)

4 medalhões de filé mignon de 100 g cada

Sal e pimenta à gosto

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de cebola picada em cubos

2 colheres de sopa de bacon picado em cubos

1 ramo de tomilho

1 folha de louro

4 bagas de zimbro

1 dose de conhaque

80 ml de café espresso

150 ml de creme de leite fresco ou nata

Pimenta do reino moída na hora

 

Modo de Preparo:

Tempere o filé mignon com sal, pimenta e um fio de azeite à gosto. Coloque uma frigideira de fundo triplo, espessa, no fogo e aqueça antes de colocar os filés. Coloque os filés temperados na frigideira e deixe dourar sem mexer por 3 minutos. Vire os filés, coloque as colheres de manteiga, a folha de louro, o tomilho e o zimbro. Quando estiver bem dourado (mais uns 3 minutos), retire os filés da frigideira e reserve. Agora, abaixe bem o fogo e na mesma frigideira, comece o molho, sempre com fogo brando.

Ainda com a folha de louro, o tomilho e o zimbro na frigideira, coloque na manteiga que ficou na frigideira a cebola e o bacon. Doure bem. Quando estiver bem dourado, acrescente a farinha e mexa por 3 minutos. Coloque o conhaque e flambe. Cuidado com o fogo! Acrescente o creme de leite fresco e o café espresso, mexendo bem para desgrudar todo o fundo da frigideira. Mexa bem até que o molho engrosse, tempere com sal e pimenta à gostos e sirva junto com os medalhões de filé grelhados. Se desejar, pode coar o molho para que não fique com os pedacinhos de temperos. Para acompanhar, pode ser feito um arroz branco, legumes salteados na manteiga, uma salada, queijo coalho grelhado ou uma farofa.  Para acompanhar, arroz branco, legumes, salada, queijo coalho grelhado, farofa, etc.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe