capa
Laura Gluer

Novidades na cena do café da capital

Laura Gluer traz opções para você se manter cafeinado nas próximas semanas

publicidade

Está movimentada a cena do café em Porto Alegre – vale conhecer um café tipicamente turco no Moinhos de Vento, e prestigiar os dois anos do Café do Avesso, na Cidade Baixa. Também no roteiro cafés com propostas mais orgânicas, que misturam café com empório. Confere na nossa coluna desta semana.  

Terças do Café no Quintanilha

O Restaurante Quintanilha, com duas unidades no Centro Histórico de Porto Alegre e uma em Gramado, está oferecendo todas as terças uma sobremesa com café no seu buffet. Pilotado pelo Chef Edevaldo Nunes (ex-Dado Bier), a cada semana tem uma surpresa doce com café – tiramisu, pudim de café, entre outras delícias. A ideia, segundo a sócia Dionete Falk, é diversificar e trazer um carinho especial para os coffee lovers. 

Cafés e Narguilés

Os primos Mert Boduç, Onur Korkmaz vieram de navio da Turquia com o amigo Erdem Duman para Porto Alegre e fundaram com a dentista gaúcha Janaína Deyl, o Serefe Café, na esquina da Goethe com a Mostardeiro, em Porto Alegre. O primeiro bar e café turco da cidade oferece cafés clássicos e elaborados, cafés alcoólicos quentes e gelados, chá turco e raki, bebida tradicional turca feita de uva e aromatizada com anis. Para acompanhar, pizzas e cookies artesanais, com ingredientes típicos como o pistache. E para completar a experiência, a casa oferece Narguilés. Uma viagem e tanto, por sabores e aromas. 

Clericot de café nos dois anos do Avesso

O Café do Avesso comemora dois anos de atividades na Cidade Baixa, em Porto Alegre. Para comemorar, criou um Clericot de café. Segundo o proprietário Rogério Soares, a bebida segue a receita original do clericot mas acrescida de café. Fica inusitado e muito bom!

Cafés e frutas

Os irmãos triatletas Walter e Tales Tiaija de Souza criaram no final do ano passado o Cuatro Café e Fruta, na Felicíssimo de Azevedo, no bairro São João. O espaço oferece, em um ambiente acolhedor e aconchegante, frutas frescas e um bom café. De carona, sucos diversos, confeitaria caprichada, sanduíches, almoços sob encomenda, boas cervejas, vinhos e espumantes. A casa também faz eventos. 

Divina Terra abre café

O mercado Divina Terra da Av. Barão do Amazonas, no bairro Petrópolis, completa três anos e agora também conta com café. A proposta é servir lanches, sucos e cafés sem glúten, sem lactose e boas opções veganas. 

E por falar em fruta – que tal café com laranja ?

Hoje, trazemos para você uma receita refrescante de Café gelado com suco de laranja. Fica delicioso e potencializa o sabor do café. Você vai precisar:

100 ml de café passado (deixar esfriar)
20 ml de suco de laranja gelado
1 colher de chá de açúcar
3 cubos de gelo 

Modo de preparo: agite em uma coqueteleira todos os ingredientes. Sirva em um copo grande e acrescente mais gelo e uma rodela de laranja para decorar o copo. Se preferir um café alcoolico pode acrescentar vodka. 

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe