capa
Laura Gluer

O uso cervejeiro do café

Versatilidade é marca registrada do café, que encontra na cerveja uma excelente companheira

publicidade

O café é uma bebida muito versátil. Além das variedades de grãos e dos diferentes métodos de preparo, vai bem na elaboração de pratos salgados e doces e também como insumo para várias outras bebidas, como a cerveja.

É possível até fazer um jantar harmonizado tendo o café como ingrediente principal de todos os pratos servidos, da entrada à sobremesa. Delícia, né?

Então porque não experimentar algumas novas forma de consumir o café? Te apresentamos hoje a combinação da nossa bebida preferida com outra paixão brasileira: a cerveja.

Cerveja com café

A chamada Terceira Onda do Café é um movimento que passou a valorizar a excelência da bebida, suas notas sensoriais, origem, altitude, cultivo e método de processamento, além de outros aspectos técnicos. Podemos dizer que este é um momento de consumo mais criterioso do café, que sucedeu uma primeira onda caracterizada pela massificação do consumo da bebida no mundo e uma segunda onda mais voltada à gourmetização. 

Esse movimento ocorrido com os cafés é bastante similar a uma outra onda: a das cervejas artesanais. A cerveja também passou a ter uma degustação mais criteriosa nos últimos anos, valorizando origem, notas sensoriais e processo de fabricação da bebida. Além das cervejas tradicionais, hoje é possível encontrar cervejas acrescidas de outros sabores, como frutas, chocolate, erva-mate e, claro, café.

Dentre as cervejas que tem como sabor o café, o publicitário e Beer Sommelier, Bento Ferreira, indica a Morada Hop Arábica, uma Belgian Blond, fruto da parceria entre a cervejaria Morada Cia Etílica e Lucca Cafés Especiais. Para acompanhar sobremesas ou finalizar o dia, o especialista recomenda a Monjolo Imperial Porter, que é cremosa, saborosa, com notas de chocolate nítidas e retrogosto persistente e intenso. Medalha de Ouro no Estilo Flavoured Chocolate & Coffe Stout, a cerveja Colorado Demoiselle é outra dica do sommelier. Ela tem o nome de um dos aviões de Santos Dummont, que passou parte da infância na região da Alta Mogiana, onde seu pai foi produtor do café. 

My Growler e Rasen Bier fazem promoção solidária

Por falar em cervejas artesanais, neste sábado, dia 25 de abril, a My Growler – empresa gaúcha que está popularizando o consumo de bebidas a granel de forma sustentável – e a Rasen Bier, de Gramado, estarão promovendo uma ação para coletar alimentos, produtos de higiene e agasalhos para quem mais precisa neste momento de crise. O objetivo é arrecadar pelo menos uma tonelada de mantimentos, que serão doados para entidades de Porto Alegre.

Cada litro de chopp, deverá ser convertido em 3 peças de agasalhos em boas condições ou 3 quilos de alimentos ou 3 produtos de higiene. O limite será de até 8 litros da cerveja por CPF.

Mas a troca somente será feita se a pessoa tiver o seu próprio growler higienizado. Não serão aceitas garrafas de outros tipos. O growler é uma embalagem retornável para cervejas e outras bebidas como espumantes, kombuchas e café cold brew.

Vale lembrar que, além desta ação social, a Rasen Bier também está produzindo álcool gel em sua fábrica da serra, desde que a pandemia começou. 

Cafeterias preparam o retorno

Enquanto segue o isolamento social, as cafeterias já começam a planejar as ações para sua reabertura, assim que possível, com todos os cuidados sanitários necessários.

A criação de uma Rota dos Cafés no RS – com descontos e promoções – para estimular o retorno gradativo do consumo deve ser uma das iniciativas. Em breve, vamos trazer novidades sobre isso. Se sua cafeteria tem interesse em participar pode entrar em contato pelo WhatsApp 51 999646797.

Quem mais está com saudade de sentar numa mesinha e tomar um espresso ou cappuccino feito na hora, com um delicioso acompanhamento? E já sabe quem será seu acompanhante?

Com distanciamento entre as mesas, xícaras super escaldadas, mas, principalmente, com muito amor para acolher neste momento, vamos voltar, sim.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe