capa
Laura Gluer

Solidariedade para marcar o Dia Mundial do Café

Mesmo de portas fechadas, cafeterias e fornecedores de Porto Alegre irão promover ação solidária

publicidade

Mesmo com as cafeterias fechadas por conta da pandemia do Covid-19, o café continua sendo a bebida preferida de nove entre dez pessoas. É a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo apenas para a água.

Quem ama café não está deixando de saborear seu filtrado ou extraído em outro método – puro ou com leite - preparado no conforto do lar.

E por sua importância na vida das pessoas, o café merece uma data especial. E este dia é 14 de abril, considerado o Dia Mundial do Café. Na coluna de hoje, você vai conhecer o manifesto que 22 cafeterias e 2 fornecedores do segmento do café em Porto Alegre estão organizando para lembrar essa data tão importante e ainda levar café quentinho a moradores de rua. Confira abaixo mais detalhes.

No Brasil, existe também o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio. Até lá, provavelmente as cafeterias já estarão abertas (assim esperamos), com algumas restrições, dentro do “novo normal”, como está sendo chamado este período pós-pandemia. De qualquer forma, sempre há um bom pretexto para se brindar com café, em casa ou fora dela. 

Campanha une mais de 20 marcas do café em Porto Alegre

Um grupo de 22 cafeterias e 2 fornecedores do segmento do café em Porto Alegre está lançando nesta semana uma campanha para comemorar o Dia Mundial do Café – 14 de abril.  Mesmo com suas portas fechadas, alguns deles funcionando somente em delivery e outros com suas atividades totalmente interrompidas, os empresários decidiram unir suas marcas e reforçar a importância da bebida na capital gaúcha. 
A campanha é uma iniciativa da plataforma Café Combustível e agência Tecer Comunicação. Participam as seguintes cafeterias de Porto Alegre: Café do Porto; Cedinho; Mr White; Café da Bastian; Del Café; Café do Bairro; Brio Coffee Stand; Bonjour; Café Rua da Praia; Santé Armazém, Bistrô e Cafeteria; Oh Cafés Especiais; July Pires Café, Turquesa Confeitaria Artesanal, Pane Di Nanni e Sítio Canto Rural (Projeto Café da Hora) e a rede 18, com seis cafeterias na cidade. Os fornecedores Dona Dora e Espressomatic também aderiram à iniciativa. 
Além de fixar suas marcas no Dia Mundial do Café, a campanha também inclui uma ação solidária. As cafeterias estão realizando a doação de café em pó, açúcar e água mineral para o projeto Cozinheiros do Bem (Food Fighters). O café quentinho chegará a moradores de rua de diversos pontos da cidade já neste feriado de Páscoa.

Veja o manifesto da campanha:

O café nos une e é fonte do nosso trabalho.

Somos todos apaixonados por café e trabalhamos com ele para compartilhar esse amor com todos vocês.

O café aquece o nosso coração e está presente no dia a dia dos brasileiros, a cada reunião, na hora da pausa, nas comemorações, encontros, nas rodas de amigos, na hora da conversa.

Neste momento estamos cada um em sua casa, mas unidos, talvez como nunca antes, para nos proteger, mas principalmente para proteger todos, nossa sociedade.

Estamos com saudade de todos vocês amigos, clientes que nos visitavam diariamente, mas temos certeza que este é o momento de ficarmos em casa.

Neste dia 14 de abril, dia mundial do café, nossas cafeterias, unidas nesta campanha, pedimos #ficaemcasa. Para comemorar esta data especial para todos nós doamos café, açúcar e água para o almoço de Páscoa que será servido pelos @cozinheirosdobem, projeto que admiramos e aplaudimos, para que eles distribuam café e água aos que precisam e também confraternizem com a sua equipe neste dia, com café.

Tudo isso vai passar, permanecemos firmes e positivos  e muito em breve todos nós estaremos reunidos novamente, brindando com nosso saboroso café!

#campanhadiamundialdocafe #ficaemcasa #cafecombustivel

Anuário do Café 2020

O Anuário do Café 2020, publicação da revista Campo & Negócios, traça um amplo panorama da performance da cafeicultura brasileira no ano de 2019 e, ainda, apresenta projeções para o mercado de café. Além de dados da produção, a publicação traz matérias sobre outros temas relevantes do setor, perfil produtivo das principais regiões produtoras, dados sobre o mercado de café, exportações, cafés especiais, projeções da cafeicultura até 2029 e outros temas ligados à cadeia produtiva dos Cafés do Brasil.

Em 2019, as exportações do café brasileiro tiveram um recorde histórico de 40,6 milhões de sacas de 60kg de café, índice 13,9% maior que o total exportado no ano anterior. Para este ano, a previsão é que a indústria do café também seja impactada com a pandemia do Covit-19, tanto na produção quanto no consumo.  

O Anuário do Café é lindamente ilustrado com imagens da artista mineira Valéria Vidigal, que também é cafeicultora em Vitória da Conquista, na Bahia, que tem sua arte voltada ao tema dos cafezais e do consumo da bebida.

Dicas cafeínadas para sua quarentena:

- A borra do café funciona como um excelente adubo.

- A borra do café também é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira

- O café, quando consumido nas doses corretas (4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração

- A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor.

 

 

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe