capa
Laura Gluer

Tudo vai passar... enquanto isso, passamos café

Laura Gluer reuniu dicas para fazer um café incrível em casa e iniciativas das cafeterias de Porto Alegre

publicidade

A pandemia do Covid-19 (Coronavírus) está obrigando a população mundial a mudar seus hábitos. O café, que é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, também sofre o impacto destas mudanças. As cafeterias estão fechadas e funcionando somente com entrega de seus produtos no Delivery.

Este momento especial exige cautela, responsabilidade e união de todos nós – cada um em sua casa. Separamos algumas dicas úteis para atravessarmos essa quarentena, sem deixar de tomar nosso café combustível. Também compartilhamos bons exemplos nestes dias difíceis, mas que certamente vamos superar.

Dicas para fazer um café incrível em casa

Como a hora é de fazer café em casa, veja algumas dicas para preparar um café incrível para consumir no seu home office e no convívio com seu pet e familiares (ou mesmo para apreciar sozinho, mas sempre em boa companhia).

  • -   Os principais ingredientes são café e água. O café deve ser de boa procedência. Procure adquirir cafés de empresas que valorizam o produtor e identificam a procedência do grão. Se tiver como moer na hora os grãos, melhor. Se não procure comprar um café fresco para garantir suas características aromáticas e o sabor do grão. E a água, como já falamos aqui diversas vezes, de preferência mineral ou filtrada.
  •  
  • -   A temperatura ideal da água é de 90ºC a 96ºC. Caso não tenha termômetro, retire a água do fogo assim que as bolhas de ar começarem a surgir e aguarde cerca de um minuto para utilizá-la no preparo do café.
  •  
  • -   Hoje em dia, muita gente tem em casa a cafeteira italiana Moka. Ela foi inventada por Alfonso Bialetti na década de 30. O preparo é fácil, simples e extrai uma bebida fantástica, um café marcante, saboroso e encorpado, lembrando o sabor do espresso. Dois segredos desta cafeteira: não pressione o pó na hora de inserir no compartimento e retire do fogo um pouco antes do final para interromper a extração, quando começar a espirrar. Que tal experimentar aquela cafeteira que você ganhou de presente da sua tia no Natal?
     

Ações solidárias também marcam este momento

A Espressomatic, distribuidora multimarcas de cafés e equipamentos em Porto Alegre, fez a doação de 13 pacotes de café para os profissionais de saúde do Posto Modelo, em Porto Alegre. O posto é um dos principais locais de atendimento da população na vacinação contra a gripe comum e de triagem para o Coronavírus. A ação foi inspirada na iniciativa do Sofá Café de São Paulo, que fez a doação de cápsulas e cafés para os profissionais da saúde da capital paulista (epicentro da pandemia no Brasil).

A torrefação Café do Gatto também doou 30 kg de café para hospitais e entidades que apoiam animais de rua.

A rede de confeitarias Charlie Brownie está fazendo uma ação solidária muito interessante, em parceria com o projeto Food Fighters: cada tele-entrega vira um sanduíche Farroupilha para moradores em situação de rua.

Cafeterias criam movimento para sobreviver

Um grupo de cafeterias de Porto Alegre está se articulando para ver formas para minimizar o impacto do fechamento nestas próximas semanas. Com a participação de várias cafeterias da cidade, este grupo se organiza para encontrar formas de reduzir taxas de aluguel e outras tarifas, como forma de manter os empregos de baristas e atendentes. Atenção, políticos: olhem com atenção para este setor, por favor.

Outra iniciativa interessante de algumas cafeterias é vender vouchers antecipados de consumo para aqueles clientes fieis. Caffeine.Co, Cedinho e Sala Precisa são alguns dos empreendimentos que estão buscando fidelizar seus clientes e manter algum fluxo de caixa com esta promoção. Entre nas redes sociais e veja como aderir.

Kit Quarentena

Para apoiar as cafeterias e pequenas torrefações neste momento de crise, a plataforma Café Combustível criou o Kit de Cafés para a Quarentena. São 2 opções de cafés especiais de torrefações gaúchas, um blend de café especial da cafeteria Yami e um kit de cafés gourmet com sachês individuais da marca Santa Mônica, do Café da Bastian. O objetivo é que as pessoas experimentem novos sabores e fiquem em casa consumindo cafés especiais e prestigiando as marcas locais. E ainda ganha de brinde um guia com dicas sobre cafeína como estimulante do cérebro produzido em parceria com o Método Supera Zona Sul. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99964-6797

Porto Alegre dos Cafés

Por fim, nesta quinta, 26 de março, Porto Alegre comemora 248 anos. Será uma comemoração atípica, com bares, restaurantes e cafés fechados e decreto recomendando o confinamento dos porto-alegrenses. Mas vamos ter fé, olhar pela janela e pensar que em breve estaremos todos juntos novamente nas mesinhas da calçada, pelos bairros da cidade, tomando cafés com saúde e como seres humanos melhores depois disso tudo.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe