capa
Laura Gluer

Um passeio com café e arte pelo interior da Bahia

Em sua coluna, Laura Gluer, destaca Vitória da Conquista, local onde é possível apreciar um dos melhores cafés produzidos do Brasil

publicidade

Já pensou em visitar uma fazenda de café, conhecer a produção dos grãos e suas curiosidades, ter contato com arte e ainda se hospedar em um hotel temático? Tudo isso pode acontecer em Vitória da Conquista, na Bahia.

Na nossa coluna de hoje, convidamos vocês a conhecerem um pouco as delícias dessa região e quem sabe planejar um roteiro diferentes nas suas próximas férias.

Inhotim do Café

Das conexões e amizades que o café nos proporciona estão não somente os empreendedores das cafeterias, mas aqueles que produzem os preciosos grãos do café. Nestes quase 4 anos como influenciadora nesta área, conheci muitas pessoas incríveis e uma dela foi a cafeicultora e artista plástica Valéria Vidigal, de Vitória da Conquista, na Bahia, localizada em uma região que produz cafés de aroma e sabor marcantes.

Ela cresceu vendo seu pai – engenheiro agrônomo e professor universitário – estudar a fisiologia do café. Com a mãe, artista, aprendeu a usar as tintas e pincéis. Tendo o café como parte fundamental de sua vida desde a infância, a mineira Valéria Vidigal tornou-se, na fase adulta, uma cafeicultora que pinta as belezas do café.

Casada com o também cafeicultor Gianno Brito, Valéria vive em Vitória da Conquista, na Bahia, onde além de produzir e comercializar café gourmet, se dedica à pintura com o tema exclusivo do Café.

Seus quadros retratam a simplicidade da vida no campo, os cafezais em flor e fruto, a labuta do trabalhador rural, o preparo do café, a mesa posta e o acolhimento que esta bebida proporciona. Ela também pinta as cafeterias e seus coffee lovers.

Dentro da Fazenda Vidigal, há uma galeria de arte com as obras de Valéria e instalações artísticas que remetem ao café, além de cafeteria e espaço kids e para eventos do setor do café.

Na Fazenda, o visitante acompanha a produção do Café Vidigal, premiado como o melhor Café do Planalto da Conquista no Concurso Florada Premiada – promovido pela marca 3 Corações.

A Fazenda também promove todos os anos o Encontro Nacional do Café, reunindo a cadeia do setor. Em 2020, o evento não aconteceu, em função da pandemia, mas, com a perspectiva da vacina, está projetado para setembro deste ano.

Uma região de cafés especiais

O café do Planalto da Conquista é composto por 12 municípios produtores de café em uma região de clima frio e chuvoso no período da colheita – mesmo sendo na Bahia chega a fazer 9º no inverno, acreditem!

Por isso, o fruto tem que ser colhido cereja para se obter um café de qualidade. O resultado é uma bebida de acidez cítrica positiva, doçura e aroma fantásticos, características muito apreciadas nos concursos mundiais e nos países da Europa, Japão e Estados Unidos.  

Um hotel com o tema do café

Além de conhecer as fazendas de café da região, na cidade de Vitória da Conquista, existe um hotel temático, o Ibis Styles Vitória da Conquista, proporcionando uma experiência encantadora para o visitante.

A presença do café é notada em todas as partes do hotel. Na recepção, o balcão de apoio tem o formato de um bule e o puff do lobby faz alusão a um café torrado. As paredes remetem às plantações e aos grãos da bebida e a decoração contém itens como sacas antigas, moedores, pacotes e luminárias em formas de xícaras.

No hotel acontecem sessões de degustação, eventuais cursos de baristas, drinks com café, sobremesas harmonizadas, além de sala de reunião para até 6 pessoas para lançamentos de marcas e produtos de fornecedores locais. E na decoração quadros da artista local Valéria Vidigal ornamentam alguns de seus ambientes. Para mais informações, acesse o site da rede.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe