capa
Laura Gluer

Uma nova onda de negócios do café

As microtorrefações e cafeterias de pequeno porte estão crescendo no RS


publicidade

Nesta semana, vamos falar sobre novos negócios que estão surgindo no setor de café em 2020. Assim como aconteceu com a cerveja, que viu expandir nos últimos anos o universo das microcervejarias, o café também vai pelo mesmo caminho. No RS, estão surgindo várias nano e microtorrefações e cafeterias de pequeno porte. Tudo para atender um público exigente, que gosta de cafés especiais, aprecia diferentes blends e métodos de preparo.  Essas e outras novidades na nossa coluna dessa semana, confere: 

Brio Coffee Stand – microcafeteria na Auxiliadora

Em frente à Igreja Auxiliadora, na 24 de outubro, os pedestres passam por um pequeno ponto de venda de cafés especiais chamado Brio Coffee Stand. Idealizado pela administradora Emmanuele Madeira e seu namorado Bruno Sartori, o espaço é voltado para quem tem pressa e quer pegar um lanche e café para viagem. O objetivo é democratizar os cafés especiais, oferecendo espressos e filtrados do Cerrado Mineiro e Espírito Santo. 

Buna Street Coffee – café de rua na Redenção

De terça a domingo, quem circula pela Av. Santa Terezinha, no Bom Fim, palco do Brique da Redenção nos finais de semana, já se acostumou a ver uma banquinha de café orgânico. O Buna Street Coffee é o primeiro café de rua de Porto Alegre, criado em 2016 pelo empreendedor Thiago Drumond. A proposta é semelhante a de uma microcafeteria com serviço take away. 

Torras em pequena escala

A onda mais artesanal também chegou nas torrefações de café. Tudo começou com o Café do Mercado, que hoje já produz em escala industrial. Depois, surgiram a Baden Torrefação e a William & Sons, que também cresceram muito nos últimos anos. 

Agora uma nova leva de pequenas torrefações começou a surgir em terras gaúchas. Duas caçulas deste mercado são a Catharina Coffee Roasters, de Minas do Leão, e o Café do Gatto, localizado no bairro Azenha, na capital. Seus empreendedores perceberam a oportunidade de trazer grãos de qualidade, diretamente das fazendas produtoras e torrar sob medida para atender o mercado das cafeterias premium e os paladares cada vez mais exigentes.

Carolina de Ávila Rodrigues, da Catharina, começou em 2018, vendendo para os amigos de academia e hoje já abastece várias cafeterias da grande Porto Alegre. Gilmar Wathier Nunes, do Café do Gatto, começou a torrar em abril do ano passado e atualmente comercializa seus cafés em Porto Alegre e Gramado. Os dois entraram nesse mercado como coffee lovers e decidiram se profissionalizar no ramo. 

Nova cafeteria na beira da Lagoa

Foi inaugurado no último final de semana, em Tapes, a cafeteria Encantos da Lagoa. Com 150 metros quadrados, o projeto das sócias Paula Traversi e Ana Luiza Carvalho promete atrair turistas e fomentar a cultura local, em um casarão familiar com decoração retrô na beira da Lagoa dos Patos.  

Confraria Café Combustível

Em março, será lançada oficialmente a Confraria Café Combustível. Serão encontros mensais com coffee lovers, empreendedores do segmento de cafés especiais, cafeterias e gastronomia, estudantes e público em geral, para geração de conhecimento, networking, divulgação de produtos e serviços relacionados a este segmento e fixação da marca Café Combustível. 

A primeira edição acontece dia 10 de março, às 19h, no auditório da Faculdade Senac (Coronel Genuíno, 130). O tema será “Mulheres Cafeinadas”, em homenagem ao Dia da Mulher. Estarão no palco várias mulheres que empreendem no setor de café: Cacaia Bestetti, uma das pioneiras com o Café do Porto, Julia Limp e Juliana Suman, do recém-inaugurado Poza Café, com proposta feminista, e Regina Ferri e Elaine Anele, do Café da Bastian, duas amigas de juventude que se reencontraram para abrir uma cafeteria. 

Tudo isso com degustação de cafés especiais, feirinha de quitutes e produtos deliciosos com café e sorteio de brindes. Nesta edição, todas as apoiadoras e expositoras serão mulheres para mostrar a força do empreendedorismo feminino. Inscrições já abertas no Sympla.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe