capa
Mariana Klein

Como levar seu negócio a sério?

Mariana Klein alerta sobre aquela velha prática de não priorizar o seu negócio


publicidade

Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

Quem nunca ouviu (ou falou) essa frase? Talvez você esteja começando seu negócio e pense que, não, você não vai deixar isso acontecer com a sua empresa recém-criada. Mas, vai por mim, quando seus clientes estiverem pedindo trabalhos e você começar a ver o tempo escorrendo pelas mãos, você vai querer deixar algumas coisas de lado.

E por que isso é ruim?

Porque geralmente o que fica para trás são coisas realmente importantes, como a comunicação da sua empresa. E aí, quando as coisas se acalmarem, pode ser que você não tenha novos clientes. E não podemos deixar isso acontecer, né?

Será que eu consigo fugir desse padrão de comportamento?

Confesso que eu mesma caí nesse padrão há alguns anos. Fazia os negócios dos meus clientes irem adiante e o meu foi ficando para trás. Quando me dei conta, até a página de Facebook da Petit eu tinha tirado do ar por não dar conta de responder as mensagens! Mas a resposta é simples e se você acessar nosso Facebook, Instagram ou Blog hoje, verá que todas as informações necessárias estão ali.

Você precisa seguir um roteiro.

Não tem mistério nem milagre. Assim como você organiza tudo para prestar o melhor serviço possível para seus clientes, sua empresa precisa também de estrutura e um roteiro para que você dê conta de tudo.

Aqui vai uma lista de hábitos que desenvolvi e me ajudam no dia a dia do meu negócio:

  • Tenha metas SMART;
  • Tenha um espaço definido de trabalho;
  • Tenha horários de trabalho definidos;
  • Tenha uma conta bancária separada e cuide das suas despesas;
  • Tenha contratos e envie boletos;
  • Não trabalhe de graça ou “por visibilidade”;
  • Invista em você e no seu negócio;
  • Tenha um planejamento de conteúdo;
  • Tenha uma vitrine digital condizente com a mensagem que você quer transmitir;
  • Mude o que não está dando certo.

Se você não sabe o que são metas SMART, dá uma olhada na coluna da semana passada, expliquei os detalhes lá.


 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


compartilhe