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Mariana Klein

E se o cliente pedir um serviço fora do contrato?

Mariana Klein comenta sobre aquele momento pelo qual todo profissional vai passar um dia

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Existe um termo em inglês que eu acho bem interessante, o scope creeping. Traduzindo a gente acaba com algo como um alargamento de escopo.

Para deixar bem claro: escopo é a lista de serviços que você inclui no seu contrato com o cliente. Por falar nisso, tenha um contrato com seus clientes. Um contrato organiza o seu negócio e protege você e o cliente. Vale cada centavo investido no advogado.

Voltando ao alargamento de escopo, se você ainda não passou por essa situação, prepare-se porque ela é muito comum. Você está lá fazendo seu trabalho, aquele que tinha sido combinado, e aí o cliente telefona e pede um serviço além do combinado.

Momentos de tensão. O que responder?

Será que se você negar vai perder o cliente?

Talvez sim, talvez não. O fato é que, quando você se impõe, você se posiciona de forma profissional e o mercado passa a ver você com olhos diferentes.

E você também vai passando a se entender cada vez mais como uma profissional. Isso é fundamental para conquistar o seu espaço ao sol.

Então, se você já está atuando como freelancer ou está empreendendo e não tem um contrato estruturado, dê uma paradinha para organizar isso. Se você estiver começando, comece por esse ponto. 

E aí, quando o cliente pedir um serviço fora do contrato de serviço você poderá responder com segurança: olha, este serviço não está no escopo, mas posso orçar para você e alinhamos prazos e como ele vai ser feito.

Fica bem mais simples, não é? 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


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