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Mariana Klein

Minha empresa precisa de mídias sociais?

Mariana Klein reflete sobre a importância da presença digital para empresas


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Eu poderia responder essa pergunta de duas formas: sim ou depende. Me parece claro que, neste momento, os consumidores querem estar próximos das marcas, conectados como se fossem amigos. Porém, o que se vê na prática é uma certa confusão de como isso deve ser feito e quais são os canais adequados. Continue comigo para conhecer mais alguns detalhes.

Para ter uma presença digital concisa a marca precisa ter clareza de qual é seu produto ou serviço, quem é o público-alvo e como ela quer aproveitar as ferramentas das mídias sociais para ter retornos financeiros. Esses fatores todos precisam vir antes da primeira publicação, do primeiro e-mail marketing e de colocar o site no ar.

Sua empresa está preparada para isso? Então veja 3 detalhes importantes nesse processo:

1. Mídias sociais não são soluções milagrosas para seu negócio. Publicar nas mídias sociais sem ter essas definições não vai fazer você chegar a lugar algum. Você precisa planejar, ter metas definidas, analisar os dados coletados e adequar seu conteúdo para alcançar seus objetivos. Vai levar entre 3 e 6 meses para ter resultados, e você terá que exercitar paciência e não desistir.

2. Nem toda plataforma de mídia social é adequada para todas as empresas. Só conhecendo seu público de forma aprofundada você saberá qual é a melhor para o seu caso e onde seu público está presente. Algumas são mais visuais, outras mais adequadas para textos e compartilhamento de links e, ainda, há aquelas que são parceiras ideais para vender online.

3. Sem investimentos não há como ter resultados. Sim, além de investir nos serviços de um profissional especializado para direcionar seus esforços digitais, você vai precisar ter um investimento constante em campanhas pagas. Afinal, as plataformas vivem desses investimentos, é como colocar na TV ou no rádio um anúncio. Nesse cenário, entra em cena a necessidade de ter por perto um profissional especializado em performance, alguém que entenda de estratégias e otimizações. Acreditar que qualquer um pode fazer isso é a garantia de jogar seu dinheiro ralo abaixo.

Agora que você já conhece esses detalhes, vamos voltar à resposta da pergunta que intitula essa coluna: sim, sua empresa precisa de mídias sociais. Ignorar a onipresença dessas plataformas é se manter distante de um público que pode estar querendo muito consumir seu produto, mas não sabe onde encontrar sua marca. Mas, quando você decide construir essa presença, precisa fazer bem feito, porque a concorrência pela atenção das pessoas é grande, e ganha a empresa que se conectar melhor e investir de forma mais inteligente.
 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


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