capa
Mariana Klein

O que é uma CTA e por que você precisa usá-la?

Especialista em redes sociais, Mariana Klein traz mais uma dica para ter resultado

publicidade

Em uma das colunas anteriores  comentei que na vida real não é como no filme do Kevin Costner, e que apenas construir um negócio não vai fazer as pessoas virarem consumidoras. Você precisa deixar claro o que espera do seu consumidor

O mesmo vale para o conteúdo que publicamos em mídias sociais. Não adianta criar uma baita publicação se ao fim da leitura você não disser o que espera da pessoa que está lendo. Você quer que ela visite seu site? Você quer que ela te envie uma mensagem privada? Você espera que ela compre? Então você vai ter que pedir tudo isso para ela.

Uma CTA vai te ajudar a fazer esse pedido.

CTA é a sigla de Call To Action, ou Chamada Para Ação. Ela serve para que as pessoas impactadas pelo seu conteúdo sigam pelo caminho que você gostaria que elas seguissem. Usar uma chamada para ação ajuda você a conquistar a atenção e a gerar interesse nos usuários que estão visualizando sua publicação.

O que você pode pedir?

Essas ações podem ser variadas e dependem do seu objetivo comercial para cada publicação (nada de criar posts sem ter um objetivo, combinado?). Você pode estimular que a pessoa deixe um comentário, envie uma mensagem, acesse seu site ou até mesmo compre um produto.

Aqui vai uma lista de exemplos.

  1. Faça perguntas - Qual é sua opinião sobre ____? Qual é seu _____ preferido?
  2. Estimule comentários - Me conte qual é seu próximo ____. Comente com sua experiência.
  3. Estimule a marcação - Marque nos comentários alguém que precisa ler isto. Marque nos comentários alguém que inspira você.
  4. Peça recomendações - Qual app você recomenda para ____? Você tem um site preferido para buscar informações sobre ___?
  5. Estimule o tráfego - Clique na imagem e acesse nosso site. Clique no link que está no nosso perfil. Visite nosso blog para ler mais. Clique em Saiba Mais para ver o post no blog.
  6. Venda - Garanta sua vaga hoje mesmo. Não esqueça de comprar o presente da sua mãe. Clique na imagem para comprar agora mesmo. Aproveite o desconto e compre o seu.

Você consegue pensar em quantas CTAs para suas publicações? Faça uma lista e você vai ver que as chamadas vão surgir para os momentos mais distintos.

 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


compartilhe