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Mariana Klein

O que faz um Social Media?

Mariana Klein fala sobre as habilidades dessa profissão, que ainda é desconhecida por muitos profissionais

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Parece legal a ideia de passar o dia nas redes sociais, observando os memes do momento. E talvez até seja mesmo, mas se você é um Social Media (ou profissional das mídias sociais) você não fará isso em um dia de trabalho.
Mas então o que é que faz um social media?
A profissão é nova, na verdade nem bem profissão é, e também não tem uma graduação específica. Quando comecei a trabalhar com isso, há uma década, não existia toda a estrutura que temos hoje de plataformas para negócios, de ferramentas e recursos que podem ser usados para fazer uma empresa vender algo nas redes sociais.
Ou seja, quando cheguei aqui tudo era mato.
 


A pessoa que trabalha com mídias sociais pode trabalhar em uma área específica ou pode combinar saberes de duas ou mais áreas. Eu, por exemplo, sou em primeiro lugar uma estrategista de mídias digitais, mas também entendo de copywriting e monitoramento.

Se você está em dúvida sobre trabalhar com mídias sociais, aqui está um checklist de habilidades desejadas:
- Saber muito sobre marketing;
- Dominar a língua portuguesa;
- Não ter medo de números;
- Saber usar planilhas (Excel e afins);
- Ter conhecimento de informática;
- Ter noções de estética;
- Ter visão estratégica;
- Entender pessoas e ter empatia;
- Acompanhar notícias e atualidades;
- Estar sempre aberta e curiosa para aprender o que você ainda sabe.

Além dessas, é preciso conhecer as plataformas de redes sociais de forma aprofundada. Hoje temos plataformas diversas, e para todas elas o profissional deve saber:
- Regras e Políticas de uso;
- Uso de plataformas profissionais (as plataformas business de cada rede);
- Possibilidades de compra de mídia digital;
- Configurações gerais e específicas de páginas, perfis comerciais, contas de anúncios, etc.;
- Como coletar dados para analisar o resultado do trabalho;
- Comportamento do usuário de cada plataforma;
- Melhores formatos de conteúdo para cada uma;
- Como monitorar o que as pessoas falam da sua marca;
- O que é mito e o que é realidade nas plataformas.

Você possivelmente não vai usar todas essas habilidades ao mesmo tempo, mas certamente terá que tomar decisões que envolvam esses conhecimentos. Assim, podemos dizer que o dia a dia do Social Media gira em torno de usar as plataformas de redes sociais para estabelecer comunicação entre a marca e as pessoas, levando à venda.
Sim, você precisa fazer seu cliente ganhar dinheiro. Sim, você será fortemente cobrada pelos seus resultados.

Uma pessoa que estude Marketing, Administração, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas e afins vai aprender um pouco de tudo isso, com mais ou menos aprofundamento dependendo da formação. Por isso dizemos que essas áreas são as preferenciais para se trabalhar com mídias sociais, mas nada impede uma pessoa de outra área de estudar e fazer um bom trabalho.
Quais habilidades e conhecimentos você já tem? Quais você quer desenvolver? Me conta!
 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


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