capa
Mariana Klein

Preciso mesmo empreender?

Mariana Klein te convida a pensar se está na hora de ter uma vida com CNPJ

publicidade

Parece que hoje o sucesso só chega para quem for sua própria chefe. Será?

Minha resposta é que não, você não precisa empreender para ter sucesso. Há vários caminhos para isso e o conceito de sucesso varia para cada uma de nós.

Em tempos de influenciadores e nômades digitais precisamos lembrar que ninguém precisa ser o que os outros são, mas também é interessante notar que esses são exatamente os tempos que fazem ser mais simples do que nunca se libertar das amarras do trabalho tradicional.

Se você está em dúvida sobre sair do seu emprego para empreender considere as seguintes questões:

1 — Como você lida com incertezas?

2 — Como você lida com organização?

3 — Como você se sente em situações de pressão?

4 — Como você se sente ao realizar tarefas maçantes?

Esses quatro pontos são decisivos para quem pensa em abrir seu próprio negócio, porque é nesse momento em que você abre mão das garantias de um emprego. Não tem mais vale refeição, nem salário entrando sempre no mesmo dia. Não tem plano de saúde corporativo e nem férias remuneradas.

Pode parecer glamuroso ser dona do seu próprio caminho, mas além de fazer o seu trabalho (aquele que você tanto ama, independente do que for) você também precisa se preocupar com questões fiscais, se você tiver funcionários terá que zelar pelo bom andamento do trabalho deles e ainda terá que organizar suas finanças para que as férias e a aposentadoria sejam realidades.

Se isso tudo parecer desafiador e possivelmente divertido, talvez tenha chegado a sua hora de dar um passo adiante nas ideias de empreendedorismo.

Se isso parece uma grande fonte de ansiedade e paralisação, pode ser que seu momento não esteja aí ainda, e talvez ele nunca tenha que chegar. E está tudo bem.

O que quero deixar claro é que o mundo é feito de forças que se complementam, assim, nem todos precisam empreender e nem todos precisam ser funcionários. Essa é a graça da viagem toda, e o objetivo é chegar ao fim da jornada diária feliz em ter feito o seu melhor.

A partir de agora estarei aqui semanalmente para refletirmos sobre as possibilidades de trabalho na comunicação e outras áreas. Trarei informações sobre o dia a dia de ter um CNPJ para chamar de seu, compartilhar as minhas experiências de ser minha própria chefe e refletir sobre o que podemos fazer para buscar resultados melhores. Tudo isso com uma pitada de ideias de marketing digital.

Vem comigo? 

 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


compartilhe