capa
Miréia Borges

Viver a vida de forma leve ajuda a lidar com o passar dos anos

A arte de envelhecer

Em sua primeira coluna, Mireia Borges fala sobre o desafio de se preparar para o envelhecimento

publicidade

Envelhecer bem consiste em se preparar para essa etapa de vida.

Todos nós vamos alcançar o que chamam de “A Terceira Idade”, mas temos que chegar bem. Os hábitos que cultivamos ao longo da vida, são responsáveis por 70% do que vamos colher em nossa velhice. Apenas 30% são valores genéticos. Organicamente, é a partir dos 28 anos que entramos na rota de envelhecimento - o que é cruel e inaceitável para a maioria dos jovens.

A nova geração começa a se preocupar com a pele e a flacidez quando chega aos 30 e poucos anos. Geralmente ainda não conquistaram a estabilidade financeira e nem estabilidade de uma nova formação familiar, o que os deixa super instáveis perante a vida. Todos esses receios são normais mas as preocupações com o envelhecimento são maiores do que isso.

Nós, que somos 60+, já passamos por todas essas fases. Na comparação com a atual, lembro que fomos uma geração mais ativa: caminhávamos mais, levantávamos para atender ao telefone, para trocar o canal da TV e muitas outras atividades que essa nova geração não faz pois hoje tudo está mais facilitado. Talvez os preços de tantas facilidades tecnológicos e de conforto sejam altos para o envelhecimento da atual geração.

Saber envelhecer requer muita garra e determinação. A geração chamada “baby boomer”, virou a geração “old boomer”, uma geração que sempre pediu mudanças e liberdade. Apesar da geração 60+ ter sido mais questionadora política e socialmente, foi uma geração que não soube cuidar bem da saúde física e mental Alguns de nós, acabaram morrendo também por doenças provocadas pelo sedentarismo mas outros, como eu, estão ativos até hoje e batalham por reconhecimento. Não nos sentimos velhos, buscamos dominar a arte de envelhecer bem.

Se interessou por saber mais da geração Old Boomer? Aguardo o próximo texto.

 

 

por Mireia Borges

Mireia Borges é influenciadora digital há mais de 10 anos com foco em mulheres maduras. Apaixonada por vinhos, pela família e sempre de bom humor, escreve para o Bella+ quinzenalmente. Instagram: @mireiabrg


compartilhe