capa
Patrícia Souza

25 anos de SPFW: 100% digital e repleta de criatividade, essência e propósito!

Patrícia Souza traz os principais destaques do semana de moda brasileira que apontam para um novo momento na moda nacional

publicidade

Seguindo a mesma proposta das Fashion Weeks internacionais, que vocês acompanharam em minha coluna, entre os dias 4 a 8 de novembro aconteceu a primeira edição do SPFW 100% digital, em comemoração aos 25 anos da semana de moda. Um evento inovador em que a criatividade, a essência das marcas e a busca por uma moda com mais propósito, diversa e mais sustentável foi o ponto central.

E para esta coluna selecionei alguns destaques como o lindo Projeto Ponto Firme, que completa cinco anos levando afeto e design para dentro de uma unidade prisional. Reforçando seu propósito de transformação social a partir da moda e do crochê. E que representa de uma forma tão poética e real este novo normal que tanto buscamos, movido pelo amor, pela inclusão, o respeito e a sustentabilidade.

Sob a supervisão do estilista Gustavo Silvestre, e com o manifesto escrito por Karlla Giroto, o projeto, que participa pela terceira vez da São Paulo Fashion Week, trouxe para esta edição além da sustentabilidade social, um novo viés que é o ‘antidesperdício’. Uma coleção 100% upcycling, com resíduos têxteis e peças reaproveitadas de uma colaboração inédita com a NK Store, misturados ao crochê trabalhado em diferentes composições e texturas com os fios da parceria com a Círculo S/A.

Uma grande conquista celebrada pelos participantes do projeto e por Gustavo Silvestre é que as peças serão comercializadas nas lojas NK Store. Vamos conferir o vídeo com esta apresentação inspiradora e na sequência os principais destaques:

 

BREU – Apartamento 03

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

O romance de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, foi o ponto de partida para a coleção de Luiz Claudio.

Fazendo uma reflexão sobre tudo que vivemos durante este período de pandemia e o quanto tivemos que nos moldar e nos adaptar para este novo momento, ainda incerto.

"No início de fevereiro deste ano, interrompemos nossos trabalhos rodeados por um breu de incertezas", escreveu o designer mineiro, da @apartamento03, sobre a retomada das atividades para esta apresentação em homenagem ao 25 anos do SPFW, com uma coleção elegante, fluída, repleta de babados, plissados e que transborda poesia.

 

MODA PRAIA – Lenny Niemeyer e Amir Slama

Na moda praia duas grandes referências do beachwear brasileiro estiveram presentes. Lenny Niemeyer com uma belíssima coleção Verão 2021, desenvolvida a partir de uma sessão de fotos experimental com flores naturais e plásticos refletivos. Uma coleção feminina e sofisticada, trazendo um equilíbrio entre modelagens estruturas e fluídas, e o destaque da estamparia e da cartela de tons ácidos com tons naturais.

Já a coleção Resort 2021 de Amir Slama, foi inspirada no Sol, enquanto forma, cores e significados. Tendo como base a reciclagem de materiais e tecidos que circulavam pelo atelier, onde foram utilizadas técnicas de pigmentação e de lavagem para criar novos efeitos de tye dye, bem como a reutilização de aviamentos estocados na confecção.

 

ARTE BRASILEIRA – Ronaldo Fraga

Para encerrar esta temporada do SPFW a apresentação de Ronaldo Fraga “Zuzu Vive”. Em um formato inovador o estilista mais uma vez nos surpreende com um desfile emocionante em homenagem a estilista brasileira Zuzu Angel - que foi a primeira do país a destacar o artesanato em suas criações.

Foi pelas mãos de Zuzu que diversas referências da nossa cultura brasileira foram levadas pelo mundo como as estampas de chita e as peças com rendas e bordados feitos à mão. Na coleção de Verão 2020/21 Ronaldo Fraga trabalhou com peças de renda renascença do projeto Somos todos Paraíba e o Richelieu produzido pelas bordadeiras da comunidade de Mariana, cidade mineira em que aconteceu o rompimento da barragem a 5 anos.

Foram cindo dias de evento, com trinta e seis marcas que apresentaram suas coleções como a marca vegana Renata, Buzzo, Isaac Silva, Amapô, Isabela Capeto, Glória Coelho, Anotther Place, A. Niemeyer, Neriage, Modem, João Pimenta e muitas outras que você pode conferir acessando o site do SPFW.

Um abraço e até a próxima!

por Patricia Souza

Patricia Souza é diretora de Pesquisa e Planejamento da @fashionideas_trends. No Bella Mais traz todas as novidades e tendências para as próximas temporadas quando o assunto é mundo fashion.


compartilhe