capa
Patrícia Souza

Surgem as primeiras coleções Resorts da pandemia

Patrícia Souza traz os destaques das coleções de Resort 2021 criadas durante o isolamento


publicidade

Em tempos de pandemia, muitas adaptações se fizeram necessárias no universo da moda - inclusive já falei de várias por aqui, desde cancelamentos de eventos importantes, alterações nas datas de lançamentos e a utilização do meio digital como recurso para manter alguns cronogramas.

Estes últimos meses realmente foram de experimentação, a começar pelos designers que precisaram se adaptar a este novo formato de desenvolver suas coleções a distância, longe de suas equipes, fornecedores e de todo aquele processo mágico que envolve a criação de uma coleção. 

Mas o que se percebe é que mesmo em formatos diferentes, muitas marcas têm se mostrado resilientes e seguido o fluxo, com os lançamentos das coleções de Resort 2021, que por padrão não seguem um cronograma fixo.

Vamos ver duas coleções de destaque que chamaram a atenção nesta última semana:

Balmain

Embora muitas grifes já tenham utilizado o formato de showroom digital, a marca chamou a atenção por fazer seu lançamento em um formato ainda mais imersivo, com modelos virtuais e a apresentação da coleção aos compradores, feita por um avatar de Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain. Olivier relatou que não foi fácil criar esta coleção em tempos de confinamento, mas, que no final, ficou impressionado e orgulhoso com o trabalho que ele e sua equipe foram capazes de realizar.

"No momento em que soubemos que estávamos entrando em confinamento, mudamos completamente nosso processo de trabalho, todos trabalhamos com Zoom, Skype, WhatsApp", explicou ele. O pensamento de simplesmente não entregar uma coleção, no entanto, não era uma opção: "Eu senti que era muito, muito importante não desistir". "

Outro ponto de destaque foi o primeiro passo da marca em relação a moda sustentável com uma coleção cápsula. Após o showroom digital, as imagens de lookbook da coleção, fotografadas na Normandia, foram liberadas para todos. Com referências fortes da cultura pop dos anos 90, uma coleção vibrante e alegre para tempos difíceis.

Erdem

Desenvolvida também durante o confinamento e utilizando recursos tecnológicos como Zoom, para aprovar e fazer ajustes durante todo o processo, a coleção Erdem, fotografada em Epping Forest, um dos bosques antigos de Londres, tem um toque de nostalgia e romantismo, com belos florais, cinturas marcadas, golas altas e muita fluidez e leveza. Em entrevista para WWD, Erdem Moralioglu, criador e designer da marca, declarou que este período de bloqueio oferece às pessoas algumas opções: "Você pode congelar e parar, ou pensar no futuro - e criar uma nova coleção". E foi o que o estilista fez.

 

Um abraço a todos e até a próxima!

por Patricia Souza

Patricia Souza é diretora de Pesquisa e Planejamento da @fashionideas_trends. No Bella Mais traz todas as novidades e tendências para as próximas temporadas quando o assunto é mundo fashion.


compartilhe