capa
Patrícia Souza

Whispers of Paris: o glamour da Alta Costura Inverno 2020

Patrícia Souza traz as coleções de destaque da primeira edição digital da Haute Couture Paris


publicidade

Pela primeira vez na história da moda a mágica e o glamour das coleções de Alta Costura ganharam vida em um novo formato, o digital. Deixando de lado todos os conceitos e padrões mantidos até hoje pela Fashion Week mais antiga de todas, o evento on-line Whispers of Paris, que está contemplando também os desfiles masculinos, surpreendeu com os shows de Haute Couture durante os dias 6 a 8 de julho.

“A Alta Costura é um laboratório fantástico de artesanato e inovação em design. É uma terra com grande liberdade de expressão tanto para os designers, como para aqueles que constroem as imagens das marcas.” disse Ralph Toledano, presidente da Fédération de La Haute Couture de La Mode.

E foi esta liberdade de expressão em uma experiência única para todos, que foi possível conferir das telas dos nossos computadores, os diferentes formatos de apresentações e conceitos. Os Fashion Films variaram entre os teasers de poucos minutos e os vídeos inspiradores, tanto os mais simplificados que remetiam aos desfiles padrões, é claro, sem os cenários luxuosos, quanto os mais elaborados que mostraram um pouco da magia que envolve a produção artesanal de uma coleção de alta costura, ou nos levaram a um universo de tecnologia e sonhos.

Vamos conferir os principais destaques:

DIOR

A apresentação da Dior foi inspirada no Théâtre de la Mode, um teatro itinerante de moda em miniatura criado pelo Chambre Syndicale de la Couture Parisienne após a Segunda Guerra Mundial. O filme intitulado "The Dior Myth", foi desenvolvido pelo cineasta Matteo Garrone, e levou os espectadores a uma viagem de sonhos e fantasia.

Foram produzidas miniaturas dos 37 modelos pelos ateliês de alta costura da Dior, porém, em proporções reais e com os tecidos e o artesanato também real. "Nós realmente queríamos uma história sobre essa ideia do sonho mágico da alta costura", disse Maria Gracia Chiuri Diretora Criativa da Dior.

CHANEL

 

Em sua segunda apresentação em formato digital, a coleção de Alta Costura Chanel foi inspirada nas luxuosas noites parisienses, marcada por um desejo de opulência e sofisticação. Destaque para looks em tweeds enriquecidos com bordados e pedrarias. “Eu estava pensando em meninas excêntricas, o tipo de mulher que Karl Lagerfeld gostava de acompanhar em festas ou no “Le Palace.” Comentou Virginie Viard.

SCHIAPARELLI e IRIS VAN HERPEN

A coleção “Imaginaire” Schiaparelli, foi apresentada por um vídeo com o próprio designer Daniel Roseberry, esboçando suas criações de Alta Costura Inverno 2020 sentado em um banco no Washington Square Park, Nova York. “Tudo mudou, mas o impulso para criar, nunca foi tão relevante, ou mais profundo.” Afirmou Daniel.

Já o Fashion film“Transmotion” da estilista holandesa Iris Van Herpen, conhecida por suas criações que mesclam muita tecnologia e o riquíssimo trabalho artesanal, foi composta por um único vestido em uma apresentação performática com a atriz Carice von Houten de Game of Thrones, fazendo uma relação com a capacidade de evolução e o processo de transformação de um estado e forma para outro.

GIAMBATTISTA VALLI

 

Para fechar esta seleção a coleção de Giambattista Valli, que além da mensagem de “otimismo” em relação ao momento atual, onde o conceito de exuberência e exageros, embora sejam característicos da Haute Couture, ainda são uma incógnita em relação ao futura da moda,  nos levou também a uma belíssima viagem até Paris em sua apresentação.

“Com ou sem a gente, a natureza continuava” observou Valli sobre os meses que passamos presos. “No horror do que estamos passando, havia beleza florescendo ao mesmo tempo” complementou ele em entrevista para Vogue. Na coleção 18 modelos entre silhuetas hiperfemininas e os volumes extremamente exagerados com muito tules drapeados, laços e cores vibrantes.

Nossa próxima editoria será sobre a “Milano Digital Fashion Week” que acontecerá entre os dias 14 e 17 de Julho.   

Continuem se cuidando um abraço e até a próxima!

por Patricia Souza

Patricia Souza é diretora de Pesquisa e Planejamento da @fashionideas_trends. No Bella Mais traz todas as novidades e tendências para as próximas temporadas quando o assunto é mundo fashion.


compartilhe