capa
Patricia Chiela

Empreender é uma forma de acreditar

Em sua última coluna de 2020, Patricia Chiela te convida a acredita em 2021

publicidade

Toda pessoa que se define empreendedor no fundo é um otimista. O empreendedorismo é uma forma de mudar a nós mesmos e o mundo. Cada um que empreende carrega consigo a busca de oportunidades para mudar as coisas para melhor. Não há jeito de empreender sem acreditar em nós mesmo e no futuro.

O empreendedorismo é um convite diário para nos apropriarmos de quem somos, das nossas forças, olhar para os nossos limites e superar muito do que talvez levássemos anos para desenvolver. Ele nos coloca frente a frente com quem somos. Não tem para onde correr e muitas vezes é preciso buscar dentro de nós os argumentos e ferramentas para seguir em frente. A autoestima e a confiança do empreendedor definem muito do tamanho dos passos que ele consegue dar. Muitas vezes quem empreende precisa confiar em si mesmo até mesmo quando os outros duvidam. Haja confiança!

Já vi pessoas com a mesma ideia chegarem em lugares diferentes com um abismo de distância entre os resultados. O que fez a diferença? O quanto cada uma se via capaz de realizar determinada ação e se sentia dona das suas virtudes. E posso dizer que de nada adianta o mundo dizer que você é ótimo, se você não acreditar. Esse poder se anula. É preciso vestir esse título com propriedade.

O futuro de um negócio é do tamanho que o empreendedor consegue se enxergar. Para a empresa crescer é preciso se ver grande, ampliar horizontes, sair das amarras que muitas vezes a vida vai colocando sobre nós. Assumir quem somos de verdade, acreditar no nosso ponto de vista e poder ter a segurança de sempre contar com a pessoa mais importante dessa história toda: nós mesmos. Tudo começa e termina em quem está nessa linha de frente. A força e a recompensa. A ideia e o risco. O sonho e a realidade.

Quem em 2021 não faltem motivos para que possamos usar mais dessa força que temos em nós para que o mundo possa ter mais do nosso otimismo e perseverança espalhados por aí. Avante!

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe