capa
Patricia Chiela

Eu sou realmente boa para cobrar esse preço pelo meu serviço?

Reconheça o seu potencial: você é o que há de mais valioso na sua empresa!

publicidade

Com muita frequência na Chiela Estratégia eu indico que mentoradas empreendedoras aumentem seus preços. Consigo saber que dentro dos seus mercados elas estão praticando um preço baixo e que poderiam cobrar mais pelo que oferecem. A resposta quase sempre é: mas e será que as pessoas pagariam a mais por isso que eu faço? E quase sempre vem seguido da dúvida do seu potencial. 

Mas será que eu sou realmente boa para cobrar isso?

Já parou para pensar no que a precificação tem a ver com a sua autoestima quando você é dona do seu negócio?

Confie em si mesma

São 6 anos empreendendo. Não tenho evidências científicas sobre essa pergunta, mas tenho mais de 300 empreendedores autônomos atendidos e consigo justificar a minha teoria de que, sim, quanto mais estamos conscientes e apropriadas do nosso valor, melhor conseguimos cobrar. A percepção sobre nós mesmas com muita frequência se mistura na nossa cabeça com a percepção da qualidade do nosso serviço. Quanto mais você for consciente da sua força, mais se sentirá “autorizada” a valorizar seu trabalho. Chega uma hora em que essa equação é inevitável ou você ficará eternamente patinando no mesmo lugar. 

Eu estou falando do fator emocional do preço, mas não para o consumidor, para a empreendedora. Empreender de forma autônoma nos coloca frente a frente com o nosso eu mais íntimo. É muito fácil que a sua fragilidade emocional interfira nos negócios e vice e versa. Tentar, dentro do possível, blindar a sua empresa disso ajuda, mas mais importante do que isso é você trabalhar o seu autoconhecimento. Você é o recurso mais valioso da sua empresa. 

A autoconfiança é o ponto de partida para que os outros confiem no valor que o seu negócio entrega. Invista nisso.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe