capa
Sabrina Rolim

Caldo base de legumes é garantia de sabor extra para sua comida

Sabrina Rolim ensina que, com organização, é possível fazer um caldo caseiro para usar em diferentes preparações


publicidade

Aqui na minha cozinha – confesso – já usei caldo pronto, daqueles em tabletes, para fazer risoto. Na época eu achava prático, e também não tinha todos os ingredientes (nem tempo) para preparar um bom caldo de verdade.

Arrependida de meus velhos hábitos, hoje quero compartilhar com vocês uma receita tão simples, barata e que vai mudar completamente os sabores e aromas de suas próximas receitas: o Caldo Base ou Mirepoix .

É basicamente uma caldeirada de legumes e temperos fervidos, que vão agregar sabor em qualquer preparo que necessite de um caldo. Para facilitar a vida, eu faço, divido em potes e congelo. Dessa forma, sempre tenho um caldo pronto para risoto, polentas, massas, carnes, cremes e sopas.

É mais trabalhoso comprar os ingredientes, higienizar e preparar o caldo. Mas garanto que é um caminho sem volta. Teu paladar e tua saúde vão agradecer.

Caldo Base ou Mirepoix

Ingredientes:

1 cabeça de alho cortada ao meio

2 cebolas grandes picadas em cubos grandes (se for orgânica, pode usar até a casca)

1 cebola cortada ao meio com louro espetado com cravinhos

2 cenouras médias cortadas em rodelas (se for orgânica, também pode usar a casca)

1 talo inteiro de alho poró (folhas inteiras e talo em rodelas)

1 talo de salsão picado

1 buquê garni: 2 ramos de tomilho, 2 ramos de alecrim, 2 ramos de salsinha, 4 talos de cebolinha amarrados com um barbante

2 colheres (sopa) de manteiga (opcional)

Ervas que você goste

4 litros de água fria

Modo de preparo:

Coloque uma panela grande em fogo médio para aquecer. Derreta a manteiga e adicione a cenoura e o salsão. Quando estiverem macios, junte os demais ingredientes, as ervas e a água.  Aumente o fogo, deixe ferver e então diminua para a chama mínima e cozinhe por, pelo menos, duas horas.

Dica: se preferir, pode coar para usar ou congelar – eu congelo e uso com tudo dentro!

 


compartilhe