capa
Sabrina Rolim

Macarrão em uma panela só

Sabrina Rolim invoca a criatividade e a praticidade para cozinhar durante a quarentena


publicidade

A minha quarentena não está sendo diferente da quarentena de ninguém. É filha em casa, estudos da filha em casa, trabalho de casa, trabalho em casa, tudo ao mesmo tempo. Não há como manter a rotina, é preciso adaptá-la a essa nova realidade, e tentar manter a sanidade mental vivendo um dia de cada vez, com calma, serenidade e a certeza de que tudo vai passar.

E mais do que nunca, em meio a esse mini-caos, é preciso ser prática na hora de cozinhar.

A panela de pressão é um item básico na cozinha. Há quem só pense nela na hora do feijão ou da carne de panela, mas a sua rapidez no preparo e versatilidade nos permite preparar risotos, carnes, pão, bolos, doces, legumes e sopas num tempo muito menor que nas panelas convencionais. É uma panela multiuso.

Para hoje, trago uma receita que mora nos nossos corações: macarrão na panela de pressão. Simples, rápida e saborosa, essa receita ainda tem uma qualidade que, em tempos de correrias, julgo essencial: suja apenas UMA panela.

Macarrão na panela de pressão

Ingredientes:

-500 gramas de fusille (o conhecido “macarrão parafuso”);

- 1 xícara de passata de tomate;

- 1 caixa de creme de leite;

- Pimenta do reino moída a gosto;

- 1 colher de sopa rasa de sal;

- Azeite de oliva;

- ½ cebola picada;

- 1 tomate sem pele picado;

- 2 dentes de alho picados;

- Queijo ralado para finalizar;

- Cebolinha picada para finalizar;

Modo de preparo:

Coloque a panela de pressão em fogo médio e prepare nela o molho com azeite, cebola, alho, tomate e passata de tomate. Refogue os ingredientes até obter um molho de tomate consistente. Junte o macarrão cru e cubra com agua quente. Misture bem todos os ingredientes. Feche a panela e, quando a panela pegar pressão, conte 3 minutos e desligue o fogo. Tire a pressão. Abra a panela, religue o fogo baixo e junte o creme de leite e acerte o sal. O creme de leite vai engrossar e deixar o molho do macarrão super cremoso. Mas fique atenta: é rapidinho. Salpique queijo ralado, cebolinha e sirva.

Esta receita é muito versátil. Podes fazer um molho com carne moída e depois cozinhar o macarrão. Carne de panela, frango, legumes, presunto e salsichas também são outras variações de molho possíveis. Mais sabor e menos louça para lavar. Amo/sou fã de receitas assim.

Beijos e até a próxima!

 

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe