capa
Sabrina Rolim

O mistério da deliciosa carbonara

Sabrina Rolim traz uma comida boa, fácil e cheia de histórias para contar


publicidade

As mulheres estão sempre correndo. A escassez de tempo é cada vez maior para desempenhar as tarefas de casa, do trabalho, cuidar dos relacionamentos e da família. Em alguns momentos, nem mesmo as 24 horas do dia são suficientes para fazermos tudo o que precisamos.

Pensando nisso (e me identificando completamente), quero compartilhar com vocês a prática, rápida e deliciosa receita de macarrão à carbonara. Poucas etapas e muito sabor numa combinação cremosa e perfumada: macarrão, ovos, bacon, queijo, creme de leite e pimenta do reino. Sempre que quero preparar algum prato, gosto de saber a origem, mas a carbonara é quase uma lenda misteriosa.

As circunstâncias do seu nascimento parecem perdidas em um passado distante. Há histórias de pastores humildes, industriais (ou queimadores de carvão) que misturavam espaguete com ovos, barriga de porco e queijo pecorino nas névoas das carvoarias. Depois, surgiram algumas publicações de receita datadas de 1773 com o uso de ovos e macarrão. Em 1881, há registro dos primeiros pratos da massa misturada com ovos e banha de porco. Mas o nome carbonara foi ouvido pela primeira vez no filme “Maid of the Presence”, de 1951.

No ano seguinte, aparece a primeira receita de carbonara em uma guia de restaurante de Chicago. Porém, foi em 1954 que a Itália finalmente publicou sua versão de Carbonara, contendo macarrão, ovos, pancetta, gruyere e alho. Paralelo a estas publicações, ainda se lê que o prato nasceu no período de pós-guerra nos Estados Unidos, dada à combinação de sabores tipicamente americanos de ovos e bacon.

Mesmo sem saber ao certo como e quando surgiu, a Carbonara é, sem dúvida alguma, uma verdadeira obra prima da culinária, que permite os mais variados modos de preparo, sempre respeitando os ingredientes básicos. Então, nada mais justo do que compartilhar a nossa versão da receita:

Macarrão à carbonara

Ingredientes:

- 2 ovos
- 1 xícara de creme de leite fresco ou nata
- 1/2 xícara de bacon em cubos
- 1 xícara de parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino de acordo com seu gosto
- 500g de macarrão

Modo de preparo:

Ferva em torno de 5 litros de água com sal para cozinhar o macarrão de acordo com as instruções do fabricante. Bata os ovos como se fosse fazer omelete, junte o creme de leite e o queijo ralado, misture bem e reserve. Frite o bacon e reserve em papel toalha. Retire o espaguete do cozimento e coloque na panela que fritou o bacon (de preferência ainda quente). Junte a mistura dos ovos, queijo e creme de leite ao macarrão e misture bem. Os ovos vão cozinhar com o calor do espaguete e o molho vai engrossando gradativamente. Acerte o sal, polvilhe pimenta e sirva na sequência.

Rendimento: 4 porções bem servidas.

Tempo de preparo: 30 minutos

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe