capa
Sabrina Rolim

Pudim saboroso, suave e sem furinhos

Sabrina Rolim trouxe sua receita de um dos doces preferidos do Brasil


publicidade

Pudim é um doce quase unânime. Dificilmente tu vais encontrar alguém que não goste dele. De origem portuguesa, a história conta que a sobremesa foi inventada por um abade português, cargo superior dos monges de uma abadia. Ele não divulgava a receita, mas como a sobremesa acabou se tornou um grande sucesso, vários confeiteiros tentaram copiar.

Originalmente levava açúcar e não levava gordura. Para dar a estrutura, ovos, amido de milho e até fécula de batata eram acrescentados. As receitas evoluíram com o passar do tempo, até que chegássemos à receita popularmente conhecida e amada no Brasil: o pudim de leite condensado! Hoje compartilho com vocês a MELHOR receita de pudim de leite condensado já testada por nós e aclamada pela mais qualificada opinião pública: a família e os amigos.

Saboroso, suave e zero furinhos, o pudim de leite condensado vai ganhar o teu coração.

Pudim de leite condensado 

Ingredientes:

2 latas de leite condensado;
3 ovos;
1 medida da lata de leite condensado de leite;
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha;
1 xícara de açúcar;
1/3 de xícara de água;
Ah, tu também vais precisar de papel alumínio.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200° graus.

Para o caramelo:

Em fogo médio, coloque a forma de pudim na boca do fogão com o açúcar e a água. Mexa até o açúcar dissolver completamente. Baixe o fogo e mexa até o caramelo se formar. Lembrando que o caramelo muito claro fica doce demais, enquanto o muito escuro fica amargo. O ideal é o caramelo na cor âmbar. O segredo é não tirar o olho da forma até chegar na coloração desejada. Com cuidado, espalhe o caramelo pela forma e reserve. 

Para o pudim:

Em um liquidificador, bata os ovos, o leite condensado, o leite e o extrato de baunilha, até obter uma mistura bem homogênea. 

Coe a mistura e transfira para a forma caramelizada. Cubra a forma com papel alumínio. Coloque a forma com o pudim dentro de uma forma retangular com água quente e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. O pudim está pronto quando espetar uma faca ou palito e sair limpo. Uso o forno elétrico e fica pronto exatamente em 1 hora. Mas cada forno é diferente, então, vale ficar observando! 

Retire do forno e deixe amornar. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir. 

Não estranhe se o pudim parecer mole demais, ele ganha consistência quando estiver gelado. 

O pudim fica lisinho e cremoso. Garante a tua parte, porque ele acaba rapidinho! 

Beijos e até a próxima.


compartilhe