capa
Sabrina Rolim

Receita de pão caseiro sem segredos

Sabrina Rolim ensina preparo fácil para satisfazer a vontade de pão caseiro


publicidade

Não há nada melhor do que pão caseiro fresquinho. Fazer pão é um processo evolutivo do ser humano, que requer paciência, carinho e persistência. Um pouco assustador às vezes, pois são sempre muitas etapas... Mas vamos começar com uma receita simples e certeira.

Quando pensei em achar a receita ideal de pão, o objetivo era simples: comer um pão caseiro fofinho, quentinho, com manteiga e acompanhado de café preto, numa tarde chuvosa na praia. Uma boa fatia de pão caseiro é reconfortante.
Devo admitir que não tenho intimidade com a panificação. Lamento não ter herdado qualquer intimidade com a arte fazer pães, afinal, minha vó Rosa fazia pães sem precisar de receitas ou medidas. 

A receita de pão que trago hoje não exige ingredientes complicados, balança ou farinhas especiais. De todas as receitas de pão caseiro que li e pesquisei, essa é uma das mais fáceis, de massa fofa e saborosa, que já provei. Prepara a manteiga e o café que hoje tem pão quentinho!

Pão caseiro simples

Rende 12 pãezinhos

Ingredientes:

- 1/2 quilo de farinha de trigo + farinha para untar bancada para abrir a massa e polvilhar na tigela;

- 3 colheres de sopa de óleo + óleo para untar a forma;

- 2 colheres de chá de sal;

- 2 colheres de sopa de açúcar;

- 2 ovos;

- 1 sachê de fermento biológico de pão(10g);

- 1 xícara e 1/3 de água fria;

Modo de preparo:

Coloque em uma tigela grande a farinha, abra espaço no meio da farinha e acrescente um ovo, o óleo, o açúcar, o sal, o fermento e a água. Misture bem todos os ingredientes com uma colher ou espátula.  Aos poucos a massa vai ficando pesada para mexer com colher, então, mão na massa! Acrescente um pouquinho mais de farinha e continue sovando até a massa desgrudar das mãos. Após chegar nesse ponto, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove a massa por 15 minutos (minha parte favorita). Após a sova, unte a mesma bacia da massa com um pouco de farinha e volte com a massa para a tigela, deixe a massa crescer por 40 minutos dentro do forno (desligado). Passado esse tempo, retire a massa e pré-aqueça o forno a 180°C. Após a massa crescer, coloque- a em cima de uma mesa e corte-a em pedaços (eu cortei em 12 pedaços). Estique as tiras com um rolo e as enrole em formato de pãozinho. Unte uma assadeira com óleo e reserve. Transfira as massinhas para a forma untada. Lembre-se de deixar um espaço entre as massinhas, pois elas crescem. Deixe as massinhas crescerem por mais 40 minutos. (Paciência é uma virtude que desconheço...)

Bata um ovo e pincele nas massinhas. Leve ao forno por 30 minutos a 180°C ou até a casca ficar dourada. Retire a forma do forno e cubra com um pano, assim a casca dos pãezinhos ficará bem macia. Para manter o pão fofo, é só enrolar em plástico filme e guardar dentro do forno.

Dica da Sabrina:

O tempo de forno é muito relativo. Apesar de a receita original indicar 40 minutos de forno, a primeira fornada dos pães que fiz ficou pronta em 30 minutos. Já a segunda fornada ficou pronta em pouco mais de 20 minutos pois o forno já estava bem quente. O negócio é ficar atento: começou a ficar douradinho, pode tirar do forno! 

Espero que gostem! Se fizer a receita, compartilha e não esquece de marcar o @bellamaiscp.

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe