capa
Sabrina Rolim

Resoluções de Ano Novo - e uma torta de maçã para começar 2020

As metas de Sabrina Rolim para esse ano prometem vir acompanhadas de muitas receitas novas


publicidade

No início de cada ano, somos bombardeados com artigos e propagandas que entoam verdadeiros mantras sobre mudança: consuma orgânicos, use menos plástico, pare de consumir açúcar... Pode mudar o ano, mudar a década, mas é sempre igual.

Esse ano eu me propus a desacelerar. Juro que não é piada. Quero uma vida mais simples e descomplicada.

Quero tentar ser mais organizada, não usar o celular antes de dormir, ter rotina e horários, me movimentar mais, ler um livro por mês, diminuir o chocolate nosso de cada dia, não beber refrigerante, estudar inglês e fazer aula de dança. Ufa! Para uma ariana hiperativa, prevejo uma adaptação difícil. Lidar com a minha ansiedade é a GRANDE meta de 2020. Torçam por mim!

Ah, também tenho como meta cozinhar pelo menos três vezes na semana, trazendo muitas receitas deliciosas para compartilhar com vocês. Que tal começar adoçando este espaço?

 

Torta de maçã com recheio de creme

INGREDIENTES

Para a massa:

150g de manteiga gelada

2 xícaras de farinha de trigo (bem cheias)

¼ de xícara de aveia em flocos

¼ de xícara de açúcar refinado

¼ de xícara de açúcar cristal (ou demerara)

Feijão (calma, você já vai saber pra que)

Para o recheio/cobertura:

250ml de leite integral

250ml de nata

1 colher de chá de extrato de baunilha (ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha)

½ xícara de açúcar refinado

Açúcar cristal e canela em pó para polvilhar

8 gemas

1 limão

3 maçãs Fuji

 

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Preparo da massa:

Misture a manteiga e a farinha “esfregando” uma na outra, até que pareça uma farofa. Adicione a aveia, o açúcar (refinado e cristal) e o ovo e junte para formar uma massa lisa e que não grude nas mãos (se a massa não desgrudar das mãos, vai acrescentando aos pouquinhos mais farinha de trigo). Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo. Transfira a massa para uma forma com fundo removível. Fure a massa com um garfo para que não levante bolhas. Para ajudar, cubra a massa da torta com papel vegetal e encha de feijões (DICA: o peso dos grãos de feijão sobre a massa vai ajudar a deixá-la lisa e sem bolhas). Asse por 15 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal e asse a massa por mais 15 minutos. Retire do forno e reduza a sua temperatura para 120°C.

Preparo do recheio/cobertura:

Em uma panela, aqueça o leite e a nata até ferver. Adicione a baunilha. Desligue o fogo e reserve.  Em uma tigela grande, bata as gemas e o açúcar refinado até ficar com uma consistência de gemada. Em seguida, adicione lentamente a mistura de leite quente, batendo continuamente. Coe a mistura com uma peneira para retire toda a espuma e coloque a mistura cuidadosamente na massa. Asse por 45 minutos, retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Aumente a temperatura do forno para 180°C.

 

Corte as maçãs em fatias finas. Coloque as fatias de maçã em uma tigela com água e o suco de um limão espremido. Quando a torta esfriar um pouco, seque cada fatia de maçã e arrume-as em cima da torta. Pincele manteiga derretida e polvilhe açúcar cristal e canela. Retorne ao forno a 180ºC por 10 minutos e está pronta! Deixe esfriar um pouco antes de servir. Se preferir (eu SEMPRE prefiro), servir com sorvete.

Rende 6 generosas fatias.

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe