capa
Sheila Sampaio

Introvertidos no time?

Um estratégia prática para aproveitar melhor o potencial dos tímidos

publicidade

Todos nós temos no time algum colaborador ou colega que sempre se posiciona. Dá sua opinião, expressa ideias e não faz a menor cerimônia na hora de expor o que pensa. Da mesma forma tem a turma mais quietinha, né? Aqueles que evitam chamar atenção e que se manifestam apenas se devidamente provocados ou solicitados.

Para potencializar essa situação (bem ou mal), muitos de nós estamos participando de reuniões online e chamadas de vídeo. Este ambiente de microfones e câmeras é ainda mais inóspito para os introvertidos.

Mas como fazer para que esses talentos expressem suas ideias, façam as devidas críticas a novos projetos e apresentem as soluções que pensaram?

Tenho uma estratégia prática e simples que você pode adotar para aproveitar melhor o potencial dos introvertidos. Ao término da próxima reunião, deixe perguntas para o time e abra um canal de comunicação para receber as respostas – pode ser por e-mail, mensagem, numa conversa individual, etc. O importante é que todos saibam que você está disposto a receber as respostas a essas duas perguntas:

1. Quais são as más notícias que eu não quero ouvir e vocês não querem me contar agora?

2. O que podemos ter deixado passar nessa reunião? 

Se essa estratégia for adotada com frequência, as pessoas saberão que terão um canal aberto para falar sobre temas desconfortáveis que não querem expor na frente de todos, que más notícias são bem vindas se servirem para resolver ou evitar problemas, e que terão tempo para pensar e assimilar os temas tratados nas reuniões.

Esta é mais uma forma de gerar um ambiente de confiança e segurança, respeitando o perfil de cada membro da equipe.

por Sheila Sampaio

Sheila Sampaio é mestre em Gestão e Negócios e coach encantada pelas relações humanas. É consultora de empresas e escreve no Bella Mais sobre carreira e liderança. Também é sócia da AZM Câmbio .


compartilhe