capa

Cortinas: saiba como a escolher o modelo ideal para cada ambiente

Seja na sala de estar ou nos quartos, as cortinas são fundamentais para compor os ambientes


publicidade

As cortinas, assim como os móveis e plantas, ajudam a compor e decorar os espaços, trazendo mais conforto e deixando os ambientes mais bonitos. São diversos modelos disponíveis no mercado e alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de selecionar a cortina ideal. Pedimos a ajuda da arquiteta e urbanista Paula Loureto, especialista em arquitetura de interiores, para nos dar dicas de como fazer a escolha certa para cada ambiente. Confere:

Sala de estar

O primeiro passo é medir a parede e janela da sua sala de estar - altura e largura. “Cortinas longas que vão do teto ao chão trazem elegância e ampliam o espaço. É importante sempre trabalhar com um tom acima das cores das paredes”, indica Paula. Atualmente, existe uma variedade muito ampla de matérias que podem ser aplicados além dos tecidos. “Um exemplo é a cortina rolo, que pode ser de material impermeável e de fácil limpeza. Neste momento de pandemia uma boa dica é o ‘varão’, pois é de fácil forma de instalação, possui diversas cores e valores que cabem no bolso”, ressalta a arquiteta.

Quarto

Para o dormitório é importante a escolha de cores neutras, que transmitem conforto e aconchego. “Mas é importante lembrar da permeabilidade do sol. Se você deseja ambientes mais escuros pode utilizar a cortina tipo blackout, chegando ao bloqueio total da luminosidade”, reforça Paula. “Uma grande dica é o uso das cores bege, rosé ou tons de off white, pois estas não sobrecarregam o projeto do dormitório. Sempre levando em consideração que a composição se dará devido a proposta do projeto e as cores aplicadas nas paredes e mobiliários”, completa. 

As persianas são mais versáteis que as cortinas de tecido, estão em alta.

Quarto das crianças

É comum que as crianças sofram com as mudanças climáticas e problemas respiratórios. “Por isso, como arquiteta e mãe, minha dica é sempre idealizar cortinas de fácil limpeza e que não geram acúmulo de pó. Podem ser compostas com tecidos leves ou impermeáveis em tons suaves, que são os de maior facilidade para limpeza”, indica Paula. 

 


compartilhe