capa

Domínio verde: cor ganha espaço na decoração

Dos tons mais claros aos mais fortes, o verde cai bem em diferentes cômodos


publicidade

Equilíbrio, frescor, relação direta com a natureza. Essas são algumas das sensações trazidas pela cor verde na decoração dos ambientes. Apontado como tendência, o verde funciona bem em diferentes cômodos da casa e ainda pode ser combinado com outros tons.

“A cor verde ressalta os espaços, criando um charme, além de remeter ao bem estar, saúde, equilíbrio e tranquilidade. Também traz a natureza para os ambientes internos. Uma boa dica é fazer a composição com os diferentes tons das plantas”, explica a arquiteta e urbanista Paula Loureto, especialista em arquitetura de interiores.

É importante estar atento ao tom de verde escolhido para cada ambiente. “Em espaços pequenos é recomendado usar os claros, buscando ampliar e compondo com objetos de decoração em tons mais fortes”, esclarece Paula. “Já para espaços com paredes mais amplas, os tons mais escuros casam bem com paredes mais claras, mantendo o equilíbrio das cores”, complementa.

Onde usar e como combinar o verde na decoração

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Apto41 (@apto41) em

A dica da arquiteta é utilizar o verde em espaços de descanso. “A cor é bem aplicada em espaços de dormitório, pois remete à tranquilidade, ajudando inclusive na insônia e auxiliando a ter um sono tranquilo”, relata Paula. Uma boa pedida é também apostar em objetos em tons esverdeados. “O verde também pode ser aplicado em elementos decorativos, como  molduras de quadros e esculturas, por exemplo. Outra dica são aparadores para espaços de estar e objetos em tons verdes em uma cozinha clara”, complementa.

E quais outras cores podem ser usadas com o verde? “Os tons mais escuros ficam ótimos compondo com outros claros terrosos. Além do clássico branco, que é a melhor combinação. Já os mais claros ficam bem com cores mais fortes. Não fique só no branco, vale a pena vale a pena ousar”, indica a arquiteta. 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe