capa

Qual o vaso ideal para cada tipo de planta?

Tipos, locais e tamanho do vaso são fundamentais para o desenvolvimento da planta


publicidade

Aqui no Bella Mais, nós já te indicamos plantas fáceis para cuidar em casa. Cada espécie se desenvolve de maneira diferente, por isso é importante ter cuidado com o local onde ela será cultivada. Existem diversas opções de vasos disponíveis no mercado e saber qual o ideal para cada tipo contribui para o crescimento saudável da sua planta. Confira nossas dicas:

Pontos para ficar atento na escolha

Você precisa conhecer a planta que tem em casa. Isso inclui entender até qual tamanho ela pode chegar. Mesmo pequena no início, ela pode crescer - e o local onde ela vai ficar precisa estar preparado para o novo tamanho. Também é preciso considerar a quantidade de água que cada espécie precisa para se manter e o tamanho das raízes, que muitas vezes podem ser profundas, exigindo vasos mais altos.

Plantas menores

Os vasos de um a seis litros são ideais para plantas menores e com raízes de menor volume, como temperos: cebolinha, manjericão, hortelã, entre outros. Algumas flores também são indicadas para esse tipo de local: azaléias, calêndulas, amor-perfeito e begônias são algumas delas. 

Os vasos autoirrigáveis também são uma boa opção para as plantas menores e ainda facilitam a nossa vida, pois tiram a preocupação da rega diária.

Plantas maiores

As plantas de grande porte precisam de vasos que permitam uma boa quantidade de terra. Aqui vão algumas boas opções: cachepôs com aramado interno, itens em inox (para garantir a durabilidade!) e produtos de polietileno, que funcionam muito bem com espécies como a Espada de São Jorge e Panamá Rajado. 

A vantagem da opção por plantas e vasos maiores é que elas podem facilmente compor também a decoração da casa - seja no ambiente interno ou externo. Escolha uma cor que combine com o local onde ela vai ficar.

 


compartilhe