capa

Fernanda Knijnik pondera que manter o quarto da criança organizado é uma tarefa difícil

Sem bagunça! Veja como organizar o quarto das crianças

Personal organizer ensina a estabelecer um lugar para cada brinquedo e uma rotina de organização

publicidade

A contagem regressiva para o Dia das Crianças já começou. E se os pequenos, ainda mais nessa data em especial, preferem ganhar brinquedos, haja lugar para guardar todas as bonecas, super-heróis e demais preferidos que acabam espalhados durante - e após - as brincadeiras. Muitas vezes, sobra para as mães e os pais arrumarem a bagunça, certo? Mas calma! O Bella Mais tem dicas para organizar da melhor forma o quarto da garotada.

A publicitária e personal organizer Fernanda Knijnik pondera que manter um quarto de criança organizado é uma tarefa difícil. "Com tantos brinquedos, deixar tudo em ordem pode parecer uma missão quase impossível. Porém, alguns objetos podem ajudar as mães, pais e as crianças a estabelecerem um lugar para cada brinquedo e uma rotina de organização", diz.

O primeiro passo, segundo Fernanda, é tirar todos os brinquedos dos lugares em que costumam ficar e separá-los em três grupos. "Pegue baldes ou cestos para colocar as coisas. No primeiro, coloque os brinquedos que irá organizar. No segundo, os que estão estragados, sem conserto, ou que não são utilizados mais e podem ir para o lixo (sem pena). E no terceiro coloque brinquedos velhos para doação", orienta. 

Categorize os brinquedos

Separou tudo? Agora é hora de selecionar em categorias. A personal organizer sugere separar brinquedos pequenos dos grandes, bonecas, carrinhos, peças de montar, kits de médico, de beleza, joguinhos, lápis de cor, fantasias e o que mais a criançada tiver. "Guarde em caixas diferentes e etiquetadas, ou até com a imagem dos brinquedos nas caixas para tornar lúdico e mais fácil. Essa separação já renova a energia", avalia.

E quando saber quando é hora de se desfazer dos brinquedos? Fernanda ensina que é quando a criança perde o interesse no objeto. "É como com a roupa. Você não a usa há 1 ano ou 2 anos? Então não precisa mais de desculpas para manter no armário ocupando espaço, não é? Quando não tem utilidade e não traz felicidade, é hora de passar adiante e fazer alguém feliz. Com o brinquedo devemos seguir o mesmo raciocínio", destaca.

Gostou das dicas? A personal organizer vai participar do bate-papo Como "Organizar Brinquedos" na Casa Prado (Rua Dinarte Ribeiro, 148), em Porto Alegre, no dia 5 de outubro, às 16 horas. A entrada é a doação de um brinquedo.

Organização já!

Veja três dicas de Fernanda para manter a organização dos brinquedos na rotina dos pequenos.

1. Brincou, guardou

"Acumular é a pior coisa. Não deixe para depois para arrumar a bagunça. É na hora", diz a profissional. 

2. Não usa mais? Doe!

Não é mais brinquedo para a idade da criança? Ela não usa mais? Doe para o irmão, amigo, primo ou para quem precisa. "Não acumule brinquedos sem necessidade. Para abrir espaço na prateleira precisa tirar. A melhor forma é fazendo o bem para outra pessoa", ressalta a personal organizer.

3. Dividir tarefas é importante

Na casa do amigo a criança ajuda a arrumar a bagunça depois da brincadeira? E na sua casa? O amigo ajuda? Fernanda destaca a importância de dividir tarefas. "Lembre que eles devem cuidar das coisas deles e também das dos amigos. Parceria para brincar e para organizar", finaliza.

por Gabriela Loeblein

Gabriela Loeblein adora moda, é apaixonada pela diva Madonna e é mãe de três peludos. É jornalista e está sempre atrás de novidades em tendências e make. @gabiloeblein


compartilhe